Prefeitura Municipal de Erechim - Audiência marca mobilização pelo traçado da Ferrovia Norte-Sul na região de Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7521/audincia-marca-mobilizao-pelo-traado-da-ferrovia-norte-sul-na-regio-de-erechim

08/10/2013

Audiência marca mobilização pelo traçado da Ferrovia Norte-Sul na região de Erechim

Audiência marca mobilização pelo traçado da Ferrovia Norte-Sul na região de Erechim

Prefeito Polis participou das atividades realizadas na Câmara de Vereadores

Uma audiência pública que reuniu lideranças, entidades, autoridades e membros da comunidade de Erechim e região respaldou o compromisso com o traçado da Ferrovia Norte-Sul pela região. A audiência foi realizada pela Assembleia Legislativa do Estado atendendo um requerimento do deputado Altemir Tortelli, através da Comissão de Assuntos Municipais e Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável.
Para Tortelli a preocupação é que ainda não há definição quanto ao traçado da ferrovia no Rio Grande do Sul e é preciso mobilização para garantir que os trilhos passem pela região. "Precisamos planejar as ações que demonstrem nossa força. Também precisamos apresentar dados técnicos que fundamentem o papel que esta ferrovia terá no desenvolvimento de toda a região", lembra Tortelli. "É preciso unir esforços para a concretização desse traçado, por isso vamos fazer mobilizações, articulações políticas e levantar o máximo de dados técnicos que respaldem nosso apelo", diz.
O prefeito de Erechim, Paulo Polis, destacou a iniciativa do parlamentar e garantiu que Erechim e região merecem, por sua condição econômica e capacidade produtiva (levando em conta a indústria, o campo, os serviços e a construção civil) que o traçado da ferrovia passe pelo município.
Para o presidente da ACCIE, Claudionor Mores, a audiência foi fundamental e a iniciativa da assembleia através da Liderança do deputado Tortelli que é da região e conhece a necessidade dessa ferrovia, é essencial. Representando a Fetraf, Adilson Baroni, destaca que a ferrovia nessa região é fundamental para o desenvolvimento econômico e social de toda a região. “Temos certeza que esse traçado será um passo essencial para que tenhamos um desenvolvimento sustentável e, inclusive, nossos agricultores familiares serão grandes beneficiados com essa conquista”, lembra. A presidente da Associação dos Municípios do Alto Uruguai, prefeita de Itatiba do Sul Adriana Tozzo destacou que ficou muito entusiasmada com a audiência, onde o movimento saiu ainda mais unido por essa importante causa. "Estamos prontos para demonstrar nossa força por essa ferrovia que trará desenvolvimento para toda a região do Alto Uruguai”, ressalta.
Erechim vem se mobilizando pelo traçado, e inclusive já constituiu uma comissão representativa composta por entidades empresariais, comerciais, Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU), movimentos sociais, sindicatos patronais e de trabalhadores do campo e da cidade, cooperativas, governo estadual e municipais, Universidade, vereadores, imprensa, Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), o deputado Tortelli e deputado federal Marco Maia. Na audiência ficou definido que esta comissão vai continuar a mobilização para garantir o traçado. Também ficou acertado duas frentes fortes de atuação. Uma marcando audiência com Governo Estadual e Federal deixando claro que região não aceita ficar fora do traçado. Outra, será uma articulação com a região de Passo Fundo visando unir esforços para que as duas regiões sejam contempladas.
Também participaram da audiência o deputado Gilberto Capoani; a deputada Zilá Breitenbach; o representante da VALEC, Bruno Costa; o presidente da Câmara de Vereadores, Zé da Cruz; e o assessor especial do Governador, Caleb de Oliveira.