Prefeitura Municipal de Erechim - Pesquisadora Jaqueline Moll recebe Homenagem Cora Coralina hoje em Goiânia
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7494/pesquisadora-jaqueline-moll-recebe-homenagem-cora-coralina-hoje-em-goinia

01/10/2013

Pesquisadora Jaqueline Moll recebe Homenagem Cora Coralina hoje em Goiânia

Pesquisadora Jaqueline Moll recebe Homenagem Cora Coralina hoje em Goiânia

Erechinense é reconhecida nacionalmente por sua atuação na educação integral


A Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação - ANPEd fará a entrega das menções honrosas da Homenagem Cora Coralina neste dia 1º de outubro, às 19h, em cerimônia realizada durante a 36a Reunião Nacional da ANPEd, em Goiânia/GO.
Serão concedidas 15 menções honrosas a pesquisadores de reconhecida competência e contribuição para a inclusão social na área da Educação. Entre os homenageados está a erechinense Jaqueline Moll, que atualmente coordena no Ministério da Educação a implantação do Programa Mais Educação como estratégia para a indução da política de educação integral no Brasil.
O prefeito de Erechim, Paulo Polis, destaca o trabalho e o profissionalismo de Jaqueline, e reforça que a homenagem é mais do que merecida. “Além da conduta técnica e do exemplar conhecimento da área, o que tem colaborado para a evolução do ensino no país, Jaqueline teve importância fundamental no processo de aprovação junto ao MEC do campus Erechim do Instituto Federal, do curso de pós-gradução em Educação Integral na UFFS e, também, na implantação do Programa Mais Educação em Erechim, e que hoje atende a 2 mil alunos, pontua o prefeito.
Para o secretário de Coordenação e Planejamento de Erechim, Anacleto Zanella que teve contato direto com Jaqueline Moll quando esteve à frente da secretaria de Educação de Erechim (entre 2009 e 2012), a pedagoga e doutora em Educação pela UFRGS é um dos nomes mais respeitados do País quando o assunto é o processo educacional, com ênfase em políticas públicas e práticas pedagógicas, atuando principalmente na educação integral, alfabetização, educação de jovens e adultos, pedagogias urbanas e relações entre escola e cidade. “Mais do que parabenizar nossa amiga Jaqueline, temos que agradecê-la pela parceria incondicional no encaminhamento de projetos que são do interesse de Erechim e região junto ao MEC. Além disso, Jaqueline Moll teve participação importante no processo de conquista e implantação do Campus de Erechim do Instituto Federal e do Programa Mais Educação, que beneficia mais de 2 mil estudantes em nosso município, nas escolas municipais e estaduais”, finaliza Anacleto.


Processo de escolha dos premiados foi aberta
O processo de escolha dos agraciados com a menção Cora Coralina ocorreu através de indicação aberta aos associados no portal da ANPEd (votação encerrada no dia 6 de agosto), realizada por meio do edital Anped 02/2013. A homenagem leva o nome de Cora Coralina (1889-1885), poetisa goiana que deixou um importante legado à Educação brasileira.


Quem é Jaqueline Moll
Possui graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Erechim (1986), especialização em Alfabetização pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997), especialização em Educação Popular pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1988), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) tendo realizado parte dos estudos na Universidade de Barcelona (1997). Atualmente é professora associada 3 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professora colaboradora da Universidade de Brasília e Diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação.