Prefeitura Municipal de Erechim - Secretaria de Meio Ambiente realiza ações com foco no diálogo e orientações
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7488/secretaria-de-meio-ambiente-realiza-aes-com-foco-no-dilogo-e-orientaes

30/09/2013

Secretaria de Meio Ambiente realiza ações com foco no diálogo e orientações

Secretaria de Meio Ambiente realiza ações com foco no diálogo e orientações
Secretaria de Meio Ambiente realiza ações com foco no diálogo e orientações

 

Ações das quatro diretorias que compõem a Pasta integram objetivos gerais planejados ao longo do ano

 

A Prefeitura de Erechim através da Secretaria de Meio Ambiente vem realizando importantes ações no âmbito das fiscalizações, orientações, diálogos e embelezamento da cidade através das quatro diretorias que compõem a Pasta.

Segundo o Secretário Mario Rossi, a Secretaria conta atualmente com 24 funcionários na área administrativa que se somam a outros 32 existentes. “Realizamos nossas ações de forma integrada aliando diálogo e informação para melhor atender ao cidadão”, afirmou.

 

Diretoria de Licenciamento Ambiental

Dentre as quatro diretorias está a Diretoria de Licenciamento Ambiental, que tem como foco ao longo do ano a legalização das Licenças Ambientais dos lotes urbanizados com fragmento florestal, uma vez que com o aumento do Perímetro Urbano há a necessidade de preservar ao menos 50% das áreas verdes pertencentes ao bioma de Mata Atlântica.

Segundo a Bióloga da Diretoria de Licenciamento Ambiental Tacimara Gattelli, “antes do proprietário realizar alguma construção em sua propriedade, deve entrar em contato com a nossa Diretoria para que possamos realizar a análise dos casos para a autorização do corte, levando em conta a legislação ambiental vigente”, explicou.

Neste ano a Secretaria de Meio Ambiente busca junto à FEPAM o licenciamento de plano para aumentar a abrangência de competência do Município quanto ao Licenciamento Ambiental, aumentando desta forma, o número de empresas que poderão ser licenciadas pela Prefeitura.

Foram liberadas em 2013, até agora, 165 Licenças de Operação, 222 licenças urbanas e 119 licenças rurais.

 

Diretoria de Fiscalização Ambiental

A Diretoria tem o foco voltado à regularização de empresas, atendimentos de denúncias referente a crimes e infrações ambientais de menor relevância. Os atendimentos são realizados através de protocolo em até uma semana, mostrando assim, agilidade e comprometimento com as reclamações da comunidade.

Segundo o Diretor de Fiscalização Ambiental Rafael Zamboni, “realizamos ainda a fiscalização sonora de estabelecimentos, atendendo em forma de plantão das 23h30 às 2h30 as reclamações por meio de denúncias”, esclarece. O telefone para reclamações e denúncias é o 9151-9045.

Desde o início do ano até agora a Diretoria de Fiscalização Ambiental já recebeu 426 processos, destes todos foram atendidos, incluindo as denúncias por telefone. Foram realizadas ainda 354 notificações, confeccionadas 20 multas, 1.800 vistorias, 518 atendimentos ao público e 53 atendimentos de ofícios encaminhados pelo Ministério Público e Delegacia de Polícia.

O Secretário Mario Rossi lembra que há uma procura muito baixa por parte das empresas em agilizar as renovações das Licenças Ambientais. “Lembramos que estas licenças emitidas em 2009, por exemplo, estão vencendo, uma vez que possuem a validade de quatro anos, portanto o quanto antes procurarem a Secretaria para regulamentar seus documentos, melhor”, explica.

 

Diretoria de Planejamento e Serviços Ambientais

Nesta Diretoria o foco deste ano tem sido em relação ao paisagismo, embelezamento da cidade, reforma em praças, substituição dos bancos centrais e um plano de ajardinamento contínuo. Segundo o Diretor Jean Deotti, “a Secretaria está realizando o processo de construção de mais canteiros na cidade, encaminhamento da reforma da Praça Júlio de Castilhos para o início do ano que vem, assim como a busca de excelência do serviço de coleta de lixo na cidade”, disse.

Para mais informações e reclamações quanto ao serviço de coleta de lixo, poderão ser feitas pelo telefone da própria Secretaria 3522-9250.

 

Diretoria de Educação Ambiental

Em 2013, o foco recai sobre as orientações quanto aos cuidados com os animais, onde a Diretora Ariane Corrêa realiza visita e palestras nas escolas sobre a posse responsável e cuidados com os animais. Ao longo do ano foram realizadas 453 orientações quanto a cuidados e maus-tratos a animais.