Prefeitura Municipal de Erechim - Operação Volta Pra Casa e Balada Segura na noite de Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7486/operao-volta-pra-casa-e-balada-segura-na-noite-de-erechim

30/09/2013

Operação Volta Pra Casa e Balada Segura na noite de Erechim

 

Integrando a programação da 12ª Semana Municipal de Trânsito, promovida pelo Governo de Erechim, através da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, em parceria com entidades governamentais e não-governamentais, a noite de sexta-feira (27) foi marcada por duas operações de caráter educativo voltadas à conscientização das pessoas para garantir um trânsito mais seguro à sociedade de Erechim.

Ambas as ações foram realizadas nos altos da avenida Maurício Cardoso com início às 21 horas e término ás 2 horas da madrugada de sábado (28). “Além dos nossos servidores da Secretaria de Segurança e agentes da Diretoria de Trânsito, podemos contar com o apoio, nestas ações, dos policiais do 13º Batalhão de Polícia Militar, Associação Tiago de Souza – Vida Urgente, CFC Erechim, CFC Salgado Filho, CFC Jat, CFC Sinal Verde, além de associações da sociedade civil, voluntários, sempre com o apoio da imprensa de Erechim para divulgar as nossas ações”, destaca o secretário de Segurança, Rafael Testa.

 

Volta Pra Casa

De forma inédita, a Operação Volta Pra Casa iniciada às 21 horas, contou com a presença dos parceiros para uma interação diferenciada com a comunidade. “Essa forma de abordagem, conversando com as pessoas que estão na rua ou nos bares, se preparando para sair à noite foi extremamente positiva. Com uma linguagem informal sentimos uma excelente receptividade das pessoas, especialmente dos jovens”, explica a diretora de Segurança, Luciana Baruffi lembrando que também foram distribuídos materiais educativos, além da realização de testes de alcoolemia com etilômetros descartáveis.

 

Balada Segura

A Operação Balada Segura, desenvolvida de forma educativa durante a noite de sexta-feira e madrugada de sábado, contabilizou 67 veículos abordados. Implantada em Erechim em 4 de julho de 2012 pelo Detran e Prefeitura, através da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, ação tem caráter educativo. “O Detran/RS inovou ao optar pela educação ao invés de focar apenas na punição para reduzir o número de motoristas que dirigem após ingerir bebidas alcoólicas e, para o Governo de Erechim, a Balada Segura busca fazer com que todos que participem do trânsito tomem atitudes seguras, garantindo o equilíbrio entre os interesses coletivos, e que os papéis desempenhados nas vias estejam baseados em valores, onde a vida seja o foco principal”, destaca o secretário de Segurança.

Durante a operação foram realizados 67 testes com o etilômetro, onde dois condutores apresentaram resultado positivo para a ingestão de álcool, um veículo foi recolhido mediante guincho e foi confeccionado um Termo Circunstanciado pela Brigada Militar pela infração (de acordo com artigo 309 do Código de Trânsito Brasileiro) de dirigir veículo com permissão/habilitação cassada.

Ainda, durante a 12ª Semana Municipal de Trânsito aconteceram duas operações Balada Segura com a parceria das polícias rodoviárias Federal e Estadual, na BR 153 e RS 135.