Prefeitura Municipal de Erechim - Campanha Outubro Rosa conscientiza sobre importância de prevenção ao câncer de mama
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7464/campanha-outubro-rosa-conscientiza-sobre-importncia-de-preveno-ao-cncer-de-mama

25/09/2013

Campanha Outubro Rosa conscientiza sobre importância de prevenção ao câncer de mama

Campanha Outubro Rosa conscientiza sobre importância de prevenção ao câncer de mama
Campanha Outubro Rosa conscientiza sobre importância de prevenção ao câncer de mama

Com o slogan 'Somos Mulheres de Peito', programação da campanha foi divulgada em evento na Câmara de Vereadores

O Governo de Erechim, através da Coordenadoria da Mulher, gerida pela Secretaria de Cidadania, juntamente a Secretaria de Saúde, bem como entidades governamentais, não-governamentais e representantes da sociedade civil, mobiliza-se para mais uma edição da Campanha Outubro Rosa. Na última segunda-feira (23), no Plenário da Câmara de Vereadores, ocorreu o lançamento da campanha, no qual foram apresentadas oficialmente todas as ações, que serão desenvolvidas de 1 a 19 de outubro.

Com o objetivo de mobilizar a população feminina de Erechim para a prevenção e detecção do câncer de mama, as entidades unem forças para dar visibilidade à causa e conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce e do acesso ao tratamento e reabilitação da mulher. Durante a apresentação na Casa Legislativa, a secretária de Cidadania do município, Maria Dolores Mafacioli Golin, destacou que a ação vem crescendo ao longo dos anos e adquire cada vez mais parceiros.

Nesta edição, ela ressalta que a expectativa é de que a caminhada Outubro Rosa – Somos Mulheres de Peito reúna cerca de mil pessoas nas avenidas da cidade. “Integrando diversas frentes, entidades e munícipes mobilizados em torno desta causa, temos a certeza de que a campanha ampliará cada vez mais a área de abrangência deste trabalho fundamental de conscientização”, ressalta a secretária.

Também presente na abertura, o secretário de saúde, Plínio Costa Jr., reforçou que a campanha, através da divulgação e da caminhada, é uma importante preparação para o Dia D Contra o Câncer de Mama, que acontece no dia 19 em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade. Durante este dia, das 7h30min às 11h e das 13h às 17h, serão oferecidos os seguintes serviços: Coleta de Exame Preventivo do Cólo de Útero, Solicitação de Mamografias, Exames Clínico das Mamas, Coleta de Exame para HIV, VDRL (Sífilis).

Sobre o Câncer de Mama

O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo. Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de 1 centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%, segundo a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – Femama. Quanto maior o tumor, menor a probabilidade de vencer a doença. A detecção precoce é, portanto, uma estratégia fundamental na luta contra o câncer de mama.

Se o diagnóstico precoce é a melhor estratégia, a principal arma para sair vitoriosa dessa luta é a mamografia, realizada uma vez por ano em todas as mulheres com 40 anos ou mais. É a partir dessa idade que o risco da doença começa a aumentar significativamente. A mamografia é o único exame diagnóstico capaz de detectar o câncer de mama quando ele ainda tem menos de 1 centímetro. Com esse tamanho, o nódulo ainda não pode ser palpado. Mas é com esse tamanho que ele pode ser curado em até 95% dos casos.