Prefeitura Municipal de Erechim - NTM realiza encontro de formação dos Monitores do Acompanhamento Pedagógico do Mais Educação
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19/09/2013

NTM realiza encontro de formação dos Monitores do Acompanhamento Pedagógico do Mais Educação

NTM realiza encontro de formação dos Monitores do Acompanhamento Pedagógico do Mais Educação

 

Formação abordou entre outros temas a importância do uso de vídeos nas atividades escolares

 

A Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de promover ações integradas que visam a melhoria do processo ensino aprendizagem, realizou no dia 9 de setembro mais um Encontro de Formação dos Monitores do Acompanhamento Pedagógico do Programa Mais Educação das Escolas Públicas de Ensino Fundamental.

 

Na oportunidade, a Secretária Adjunta de Educação Juliane Bonez destacou a importância de cada um no processo educativo, bem como no aumento do IDEB das escolas em que atuam. Estiveram presentes no Núcleo Tecnológico Municipal (NTM) os professores comunitários, professores, monitores e estagiários do Macrocampo, Acompanhamento Pedagógico (Matemática, Português, Ciências e Letramento), juntamente com a Coordenadora do PROETI, Carina Zanchet e da Diretora de Informática Educativa, Márcia Silva.

 

A Coordenadora Pedagógica do Núcleo Tecnológico Municipal Cristiane M. De Bona, apresentou as ações e os programas voltados à Informática Educativa no Sistema Municipal de Ensino e falou sobre a importância do uso de Vídeos nas atividades escolares.

 

Em seguida a Técnica de Tecnologia da Informação, Tatiane Paula Lira, apresentou o programa de edição de vídeo a ser utilizado (OpenShot). A proposta consiste na utilização de imagens trazidas pelos cursistas para edição de um vídeo que deverá ser apresentado na próxima quinta-feira (26) no Núcleo Tecnológico Municipal.

 

Para que o professor possa propor boas situações de aprendizagem utilizando os computadores, é fundamental conhecer os softwares que se pretende utilizar para problematizar conteúdos curriculares. Por isso, cada software deve ser explorado pelos professores com o objetivo de identificar as possibilidades de trabalho pedagógico.

 

O grande desafio da atualidade consiste em trazer essa nova realidade para dentro da sala de aula, o que implica em mudar, de maneira significativa, o processo educacional como um todo, lembrando que levar o computador para a sala de aula não significa a solução para todos os programas educacionais, é preciso ensinar a utilizar a tecnologia de forma consciente, enfatizando os valores morais.

 

Segundo a Diretora de Informática Educativa, Márcia Silva, “trabalhar na perspectiva tecnológica, inserindo a possibilidade de diferentes ambientes educacionais, permite ao estudante produzir novas formas de construir o conhecimento, favorecendo a aprendizagem individual e coletiva, desenvolvendo assim a colaboração entre os estudantes. Mudança é palavra de ordem na sociedade atual. A educação não pode ficar alheia. A inclusão da informática na educação deverá mudar a maneira como aprendemos e poderá ajudar a formar cidadãos críticos, criativos e preparados para a construção de um projeto de uma sociedade melhor para todos”, destacou.