Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeitura e comunidade inauguram UBS São Vicente de Paulo/Parque Lívia
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7442/prefeitura-e-comunidade-inauguram-ubs-so-vicente-de-pauloparque-lvia

19/09/2013

Prefeitura e comunidade inauguram UBS São Vicente de Paulo/Parque Lívia

Posto que atende a diversos bairros da cidade presta serviço em novo espaço com mais uma Equipe de Saúde da Família

A saúde de Erechim consolidou mais um avanço significativo. Nesta quinta-feira (19), com a presença de mais de 150 pessoas da comunidade, a Prefeitura de Erechim inaugurou a nova sede da Unidade Básica de Saúde do São Vicente de Paulo/Parque Lívia, posto que atende a 12 bairros do município e passa a operar em sede ampla, estruturada e que possibilita a instalação de mais uma Equipe de Saúde da Família, ampliando e qualificando o quadro de servidores.

O evento contou com a presença do prefeito de Erechim, Paulo Polis; vice-prefeita, Ana Oliveira; secretário de Saúde, Plínio Costa Jr.; secretário de Coordenação e Planejamento, Anacleto Zanella; além de outros secretários, vereadores, equipe de trabalho do posto, lideranças do bairro e usuários da UBS.

A integração de diversas frentes e a proximidade entre Governo e comunidade foram apontadas pelo prefeito Paulo Polis como grandes responsáveis por tornar mais esta obra realidade. “Esta é mais uma obra construída a partir da escolha da população, que votou nesta demanda através do Orçamento Participativo, e da vontade política do Governo Municipal, que viabilizou a construção deste espaço através de suas equipes de trabalho, construindo projeto e buscando recursos para a execução da obra. É com este espírito de integração, pensando todos no bem comum, que seguiremos fazendo de Erechim uma cidade cada vez melhor”, destacou o prefeito.

A vice-prefeita do município, Ana Oliveira, ressaltou na oportunidade que a saúde é uma prioridade do dia a dia do Governo Municipal. “Há poucos dias, inauguramos a ampliação da UBS Atlântico; em breve, também estaremos inaugurando a nova UBS do Bairro São Cristóvão, além da ampliação de mais dez salas cirúrgicas da Fundação Hospitalar Santa Terezinha. Estamos consolidando Erechim como um polo regional de saúde, possibilitando que nossa população e toda região tenham uma assistência qualificada”, destaca.

A nova sede da Unidade Básica está localizada na Rua Teresa Batistella, 16. Segundo a coordenadora do posto, enfermeira Adriana Castagnara, o novo espaço conta com 3 consultórios clínicos, um consultório odontológico, um consultório ginecológico, 2 consultórios de enfermagem, além de farmácia, sala de atendimento, recepção e sala de reuniões. “É um espaço amplo, climatizado e que possibilitará que toda a equipe preste seu serviço com maior comodidade para os pacientes”, ressalta ela.

Hoje, cerca de 150 pessoas são atendidas diariamente pela UBS São Vicente de Paulo/Parque Lívia. Este número poderá ser ampliado com as novas dependências e com a segunda Equipe de Estratégia de Saúde da Família, que passará a operar junto à nova unidade. Além destas equipes, a UBS contará com 2 equipes administrativas, 3 enfermeiros, 5 médicos, 2 odontólogos, 5 técnicos de enfermagem e 9 agentes de saúde da família.

Os bairros beneficiados por esta obra são: São Vicente de Paulo, Parque Lívia, Vila União, Linho, Novo Horizonte, Copas Verdes, Zimmer, Morada do Sol, Desvio Becker e José Bonifácio, além de uma área indígena.