Prefeitura Municipal de Erechim - Secretaria de Segurança apresenta relatório de ações
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7420/secretaria-de-segurana-apresenta-relatrio-de-aes

17/09/2013

Secretaria de Segurança apresenta relatório de ações

 

Prestação de contas da gestão foi entregue ao prefeito Paulo Polis

 

O secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Rafael Testa entregou ao prefeito de Erechim, Paulo Polis, no início da semana relatório de gestão de seis meses de atuação (março a setembro de 2013) frente à pasta. Com os dados de todos os setores da Secretaria de Segurança – Diretoria de Segurança e Defesa Civil, Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Procon) e Diretoria de Trânsito -, o relatório apresenta a descrição das atividades, resultados obtidos e ações propostas.

 

De acordo com o secretário, muitos desafios foram apresentados no decorrer do período, no entanto, nenhuma conquista é solitária. “Imprescindível ressaltar a receptividade de toda a estrutura do Governo de Erechim e a integração entre todas as secretarias, o que demonstra ainda mais uma administração unida e atuando em sintonia”, pontua Testa.

 

Segundo o secretário, as atividades desenvolvidas em cada uma das diretorias possuem relatórios mensais elencando ações, projetos e programas, com foco no cumprimento das obrigações e metas estabelecidas.

 

Diretoria de Segurança e Defesa Civil

 

Para Testa, é de extrema importância a parceria reafirmada com o Laboratório de Georreferenciamento e Planejamento Ambiental da URI – Campus Erechim para levantamento do diagnóstico da criminalidade e violência no município desenvolvido com a colaboração da Brigada Militar e Polícia Civil.

 

“Erechim é mais uma vez referência positiva no RS, através da integração entre as polícias Militar, Civil, rodoviárias Federal e Estadual, Corpo de Bombeiros e Pelotão Ambiental. Nossa cidade é exemplo no que tange às ações conjuntas das polícias e na união de forças para o combate ao crime e o trabalho conjunto de todos os órgãos de segurança trazendo resultados positivos em relação à criminalidade no município, principalmente no que se refere ao combate do tráfico de drogas, ocorrências relacionadas a irregularidades no trânsito e perturbação do sossego”, pontua o secretário. “Um bom exemplo dessa integração com resultados positivos é a Operação Célula Mater realizada pelas polícias Civil e Militar em Erechim no último dia 12, em repressão ao tráfico de drogas, onde mais de 200 policiais participaram da ação que resultou na prisão de mais de 20 pessoas”, frisa Testa elogiando o trabalho desenvolvido.

 

“Vale ressaltar também a atuação da Defesa Civil da nossa cidade, que foi reestruturada a fim de se adequar aos requisitos estaduais e nacionais. Erechim foi uma das primeiras cidades a apresentar à Defesa Civil do Rio Grande do Sul seu Plano de Contingência”, explica Testa.

 

Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Procon)

 

O Procon é um canal de comunicação e de defesa do consumidor e isso se dá através do recebimento e processamento de reclamações administrativas, individuais e coletivas, contra fornecedores de bens ou serviços, orientação aos consumidores e fornecedores sobre direitos e obrigações nas relações de consumo, fiscalização do mercado consumidor para fazer cumprir as determinações da legislação de defesa do consumidor, entre outros procedimentos.

 

Entre os meses de março e agosto foram mais de 3,9 mil atendimentos, numa média de 650 pessoas atendidas por mês.

 

É importante salientar que os consumidores de Erechim e região estão ficando cada vez mais atentos aos seus direitos e para garantir que suas reivindicações tenham voz, o Procon tem atuado de forma intensiva ao longo dos últimos anos.

 

Diretoria de Trânsito

 

A Diretoria de Trânsito cuida da gestão da mobilidade urbana, envolvendo todos os seus elementos, além de fazer cumprir a legislação e as normas de trânsito, no âmbito de suas atribuições.
Ainda, implanta, mantém e opera o sistema de sinalização, os dispositivos e os equipamentos de controle viário. Coleta dados estatísticos sobre os acidentes de trânsito e executa a fiscalização de trânsito, aplicando as medidas administrativas cabíveis no exercício regular do Poder de Polícia de Trânsito, entre outras atribuições como a administração do plano de sinalização de trânsito e fiscalização de transporte coletivo.
Nos primeiros seis meses de 2013, a Diretoria de Trânsito registrou 25.705 serviços realizados, contabilizando o relatório dos agentes, sala de rádio operação, setor administrativo e fiscalização de transporte de passageiros. Entre estes serviços, 565 atendimentos a acidentes de trânsito sem lesão corporal e 1.146 atendimentos a denúncias de estacionamento irregular.

 

Um levantamento da Divisão de Sinalização da Diretoria de Trânsito aponta que (de março a agosto de 2013) foram realizadas 1.503 intervenções, entre colocação de novas placas, recolocação e pinturas de fundo de placas de trânsito; 420 revisões de rótulas e estacionamentos com colocação/retirada de gelo baiano; 3.736 metros de pintura e/ou repintura de meio fio; 93 pinturas e/ou repinturas de entrada de garagem; 138 pinturas e/ou repinturas de faixa de travessia de pedestres; 27 pinturas e/ou repinturas de faixa de travessia elevada para pedestres; 394 pinturas e/ou repinturas de vagas de estacionamento; 68 sinalizações de lombadas; 3.600 metros de pintura de marca delimitadora de estacionamento regulamentado; 712 intervenções entre colocação/retirada de tachões; pintura de 200 metros de linha simples seccionada, 1.400 de linha dupla contínua e 185 metros de linha simples contínua, entre outros serviços.

 

 

Ações com foco na segurança e no resultado

 

Vale ressaltar, entre demais dados apresentados, os constantes encontros e as parcerias firmadas com os órgãos de segurança do município, para desenvolver operações conjuntas, focadas e eficazes no combate a criminalidade, além das reuniões mensais com o Conselho Municipal de Trânsito (Comtram).

 

Ainda, a implantação do Projeto de Mobilidade Urbana e Humanização do Trânsito que traz um novo planejamento para Erechim. As futuras mudanças que serão implementadas estão baseadas em análises técnicas sempre preservando o interesse da comunidade, com base no desenvolvimento do município, fluidez no trânsito e segurança do pedestre e motorista.

 

Também, aquisição de novas viaturas para a Diretoria de Trânsito e capacitação dos agentes para uso do etilômetro.

 

Renovação do convênio com o Detran/RS para continuidade da Operação Balada Segura que já reduziu, no período de um ano, 60% no número de acidentes de trânsito com vítimas fatais e 20% nos acidentes de trânsito com lesão corporal nas vias municipais.

 

Sintetização e regramento para pedidos pertinentes como lombadas, faixas de segurança, placas de trânsito, pinturas e sinalização em geral levando em consideração pontos técnicos e legais sobre as demandas requeridas, em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro.

 

“O planejamento é extremamente importante e para isso, trabalhamos com foco nos resultados. Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas já podemos contabilizar um saldo positivo da Secretaria de Segurança. Isso demonstra, sem dúvida, a consolidação da marca de um governo legitimado pela vontade popular e é por isso que todos os dias almejamos, cada vez mais, sermos um governo de referência de excelentes serviços prestados à comunidade de Erechim”, conclui o Secretário de Segurança.