Prefeitura Municipal de Erechim - Experiência de Erechim é apresentada em Seminário Internacional em Santa Maria
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13/09/2013

Experiência de Erechim é apresentada em Seminário Internacional em Santa Maria

Experiência de Erechim é apresentada em Seminário Internacional em Santa Maria
Experiência de Erechim é apresentada em Seminário Internacional em Santa Maria

 

Secretário de Educação Alderi Oldra e integrantes do Conselho Municipal de Educação também acompanharam a apresentação da experiência da gestão democrática da EMEI Lucas Vezzaro no evento. Conselheiros também participaram do curso Pró-Conselho

 

 

O município de Erechim participou ativamente do Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Ensino Superior em Santa Maria, onde também foi realizado o IV Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação e VII Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional da UFSM.

 

Na ocasião o município foi representado pelo Secretário de Educação Alderi Oldra, a Diretora de Educação Integral Juliana Wrublewski e a Professora Daniele Klosinski, conselheiras do Conselho Municipal de Educação e Cursistas do Pró-Conselho onde participaram da Oficina do Pró-Conselho/UFSM no qual estão elaborando um Projeto Integrador.

 

O Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação (PRÓ-CONSELHO) tem como objetivo incentivar e qualificar a participação da sociedade na tarefa de avaliar, definir e fiscalizar as políticas educacionais e, assim, garantir a universalização dos direitos básicos capazes de promover o exercício da cidadania.

 

Desde sua criação, o PRÓ-CONSELHO vem desenvolvendo ações formativas que visam a capacitação de Conselheiros, bem como a implantação de políticas de criação de novos Conselhos Municipais de Educação (CME).

 

O Curso de Formação Continuada de Conselheiros Municipais de Educação, uma das ações do PRÓ-CONSELHO, foi desenvolvido na modalidade a distância e destina-se à formação de Conselheiros e de Técnicos das secretarias municipais de educação de Municípios nos quais o CME ainda não foi criado.

 

Houve ainda a participação especial da diretora da EMEI Lucas Vezzaro Luciana Tomazoni de Oliveira, que apresentou seu trabalho de Conclusão de Curso da Especialização em Gestão Escolar pela UFRGS com o tema: A ação da gestão escolar democrática na promoção de espaços compartilhados na Educação Infantil, onde relatou a experiência que é desenvolvida na escola.

 

A Vice-presidenta do Conselho Municipal de Educação Fausta Kolba, representou o CME na votação da nova Coordenação da UNCME/RS, da aprovação do Regimento e da Carta do Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação do Rio Grande do Sul. No seminário foram discutidos diversos temas como o Plano Nacional de Educação(2011-2020); Financiamento e Qualidade da Educação infantil; Relação Universidade e Educação Básica; a Estrutura e financiamento dos CMEs; Direitos Humanos e Internacionalização e a História e cultura Afro-Brasileira e Indígena.

 

Para o Secretário de Educação Alderi Oldra, “foram momentos de grandes debates sobre a Educação Brasileira, sem contar na felicidade imensa que tivemos ao acompanhar a apresentação da experiência de Erechim neste Seminário, o qual podemos afirmar a qualificação na Educação Pública do município através do envolvimento e comprometimento da Comunidade Escolar, por meio de seus professores, funcionários, estudantes e o acompanhamento indispensável da família”, destacou.

 

Sobre a experiência da EMEI Lucas Vezzaro

 

O trabalho desenvolvido e apresentado pela professora e diretora da EMEI Lucas Vezzaro Luciana Tomazoni de Oliveira, fala sobre o aprofundamento de análises referentes às ações do Projeto Intervenção implementadas na Escola ao longo do ano de 2012 e início de 2013, circunscritas à ação da gestão escolar frente à promoção de espaços compartilhados na Educação Infantil, visto que todas as atividades diárias realizadas foram planejadas, executadas e avaliadas, tendo em vista a organização de duas turmas em uma mesma sala de aula.

 

Para a sua efetivação prática, foi utilizada pela professora a pesquisa-ação, como forma de intervir na realidade, na busca de aportes teóricos sobre a importância do ambiente e de rotinas no processo ensino-aprendizagem das crianças, montagem de cronogramas de atividades, realização de planejamentos integrados, além da avaliação constante dos resultados com todos os segmentos escolares, no intuito de reorientar ações e estratégias que dinamizassem a prática.

 

Os resultados mais significativos destacam a vivência de uma gestão democrática, a capacidade de adaptação diante do desafio proposto pela Secretaria Municipal de Educação de Erechim e a determinação geral para que essa experiência desse certo e, ao mesmo tempo, resultasse em qualidade de ensino e bom atendimento aos estudantes e suas famílias.