Prefeitura Municipal de Erechim - Parceria entre Secretarias leva mais de 1.300 mudas para produtores do interior
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7355/parceria-entre-secretarias-leva-mais-de-1300-mudas-para-produtores-do-interior

04/09/2013

Parceria entre Secretarias leva mais de 1.300 mudas para produtores do interior

Parceria entre Secretarias leva mais de 1.300 mudas para produtores do interior

 

Em decorrência das obras de alargamento das vias no interior do município, 12 produtores rurais receberam mudas de espécies florestais nativas

 

 

O Governo Municipal segue trabalhando de forma integrada para melhor atender a comunidade. Para tanto a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar e a Secretaria de Meio Ambiente realizam uma ação conjunta na entrega de mudas de espécies florestais nativas regionais em perfeitas condições para o plantio e desenvolvimento, na intenção de serem plantadas em APP (Área de Preservação Permanente) existente em suas propriedades rurais, ou em outra área a seu critério em caso de não haver APP na propriedade, a título de reposição florestal obrigatória em razão da supressão vegetal realizada para a ampliação (alargamento) da estrada vicinal requerida conforme processo Administrativo nº 2013/9077 e Alvará de Autorização para Supressão de Vegetação nº 191/2013, emitido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

 

Doze produtores rurais receberam da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, a quantidade de 1150 mudas de espécies florestais nativas regionais. Os agricultores foram diretamente beneficiados pelo alargamento da estrada vicinal pela mesma situar-se próxima ou mesmo transpassar a propriedade.

 

Para o Secretário de Agricultura Luis Carlos Parise, “o trabalho de forma conjunta é extremamente importante para que as comunidades sejam beneficiadas. Trabalhamos para que Erechim siga no caminho do desenvolvimento de forma integrada e participativa”, disse.

 

Além das mudas a serem replantadas em APP foram doadas 250 mudas de Ipê Roxo para o embelezamento dos acessos às propriedades. Todas as mudas em questão são oriundas do Horto Florestal do Município.

 

Segundo o morador da Linha São Brás Dirceu Rampi, “moro aqui há 30 anos e essas obras estão melhorando e muito a nossa vida. Esperamos que ações como esta de replantio também sigam acontecendo”, afirmou o morador.

 

O Secretário de Meio Ambiente Mário Rossi defendeu a integração como forma de desenvolvimento necessário entre as Secretarias. “Temos nos apoiado mutuamente, uma vez que tanto a Secretaria de Agricultura como a de Meio Ambiente realizam um trabalho complementar muito importante para as comunidades e assim seguiremos fazendo”, destacou.

 

 

Estradas alargadas

 

A Secretaria de Agricultura conta com parcerias público-privadas no sentido de agilizar o alargamento das estradas no interior, entre outras ações. Esse é o exemplo das 800 horas máquina contratadas junto a empresas privadas para que tratores de esteira e escavadeiras hidráulicas auxiliem nas obras.

 

O alargamento das vias é uma das prioridades da Secretaria uma vez que além de trazer mais segurança ao trabalhador rural, auxilia diretamente numa melhoria de trafegabilidade fundamental para a produção e comercialização do campo.

 

Somente nesse ano, a Secretaria de Agricultura já realizou a melhoria direta superior a 300 quilômetros de estradas vicinais do interior, incluindo compactação ou alargamento das mesmas.