Prefeitura Municipal de Erechim - Iniciam as atividades da Semana da Pátria em Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7346/iniciam-as-atividades-da-semana-da-ptria-em-erechim

02/09/2013

Iniciam as atividades da Semana da Pátria em Erechim

 

Com o tema “Voluntariado a serviço da Pátria: 60 anos de escotismo em Erechim”, solenidade foi marcada pela chegada do Fogo Simbólico e entrega da premiação do 2º Concurso Cultural da Liga de Defesa Nacional

 

Na segunda-feira (2), a Praça da Bandeira em Erechim foi palco das atividades da formatura alusiva às comemorações da Semana da Pátria e chegada do Fogo Simbólico no município. Ainda, a solenidade foi marcada pela entrega da premiação do 2º Concurso Cultural da Liga de Defesa Nacional – Núcleo Erechim, onde todos os estudantes agraciados nesta edição participarão do 1º Acampamento Internacional Cultural de Erechim, nos dias 12 a 14 de outubro, no parque da Accie.

Estiveram presentes o homenageado da Semana da Pátria 2013, Tibiríades Antônio Soares; o prefeito de Erechim, Paulo Polis; vice-prefeita, Ana Oliveira; o presidente da Câmara de Vereadores, José da Cruz; o major Pedro Wilson Pacheco, representando o comando do 13º Batalhão de Polícia Militar; o presidente da Liga de Defesa Nacional – Núcleo Erechim, capitão Maurício Paraboni Detoni; demais autoridades militares, estudantis, civis, secretários de Governo, membros do Legislativo, imprensa e comunidade.

 

Fogo Simbólico

A centelha do Fogo Simbólico, que chegou ao local conduzida por viaturas dos órgãos de segurança e integrantes dos grupos de Escoteiros Tupinambás, Acauã e Escoteiros Erexim, foi conduzida pelo presidente da Liga, capitão Detoni, acompanhado do homenageado, Tibiríades e do prefeito Polis para o acendimento da Pira da Pátria.

Ainda, o Fogo recebeu a bênção do padre Dirceu Balestrin, e será guardado até o dia 7 de setembro, data em que será realizado o desfile oficial da Semana da Pátria.

Durante o evento, os presentes puderam apreciar as apresentações da Banda da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jaguaretê e Banda da Escola Municipal de Ensino Fundamental Caras Pintadas, regidas por Leonário dos Reis.

 

Tema Semana da Pátria 2013

“Voluntariado a serviço da Pátria: 60 anos de Escotismo em Erechim”

O Escotismo, fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntário, apartidário e sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei Escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre. Fazer com que o jovem assuma o seu próprio crescimento, torne-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

O Escotismo nasce em Erechim com o surgimento do 44º Grupo de Escoteiros Tupinambás no dia 03 de outubro de 1952. Em 12 de outubro de 1981 foi fundado o Grupo Escoteiro Acauã, com meninos do patronato e do bairro Três Vendas. No ano de 1994 sentiu-se a necessidade de incorporar a figura feminina, começando aí a entrada de meninas nos ramos lobinho e escoteiro.

Hoje, somando-se aos Tupinambás e Acauã, nasceu em Erechim o terceiro grupo de escoteiros, o Grupo de Escoteiros Erexim que em menos de três meses de atividade já conta com mais de 60 membros em sua relação nos mais diferentes ramos.

O tempo despendido pelos chefes e voluntários não foi em vão, pois o Escotismo é uma grande fraternidade, um plano que na prática derruba diferença de classes, credos, raças e regionalismos. Visando sempre a auto-disciplina, capacidade de trabalho, habilidade, cavalheirismo e a lealdade.

 

Concurso Cultural Liga de Defesa Nacional

Visando incentivar os jovens a desenvolver um espírito de envolvimento com a nação, a Liga da Defesa Nacional – Núcleo de Erechim, desenvolve anualmente o Concurso Cultural, abrangendo estudantes dos 3º, 4º e 5º anos das escolas da rede pública (municipal e estadual) e privada de Erechim.

De acordo com a Liga, para 2013, objetivou-se valorizar ações capazes de atuar de forma propositiva para o voluntariado, com foco especial para o escotismo, tendo como proposta metodológica “A Lei Escoteira e os Símbolos Nacionais”.

Assim, foram selecionados entre os mais de 400 trabalhos entregues, os 12 primeiros que melhor souberam explorar as temáticas propostas. Os alunos agraciados, juntamente com representante de cada escola, receberam o justo reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.

 

Patrono da Semana da Pátria

Tibiríades Antônio Soares, dedica-se há mais de 40 anos ao Movimento Escoteiro e ao ensinamento de crianças e adolescentes preparando-os para enfrentarem a vida com ética, moral e conduta social.

Tibi, como é conhecido, nasceu em Erechim no dia 29 de outubro de 1941. Filho de Osmar Soares e Petromilia, iniciou seus estudos no Seminário Nossa Senhora da Salete. No ano de 1960 ingressou no Exército Brasileiro, na cidade de Santa Maria, no Sétimo Regimento Gomes Carneiro. Casou-se no ano de 1963 e, desta união, nascem os filhos Marlon, Marisa e Rogério.

No ano de 1971 ingressou, juntamente com seus dois filhos, no Movimento Escoteiro do 44º Grupo de Escoteiros Tupinambás, no qual participava ativamente no Conselho de Pais. Assim, em 1978, a convite da Chefia local, Tibi passou a ser mais um membro da chefia do grupo, lugar este que ocupa há 33 anos sem interrupção ou desânimo. Sempre segurando a bandeira do Escotismo junto ao peito a amando como ao seu País.

Nesta longa trajetória Tibi já participou de vários eventos nacionais e internacionais, como também colaborou para a criação de novos grupos da região da AMAU. Com um currículo invejável dentro do Movimento, no ano de 2002 ganhou a Medalha de Ouro pelos bons serviços para com a União de Escoteiros do Brasil, em nível nacional.

Atualmente está no grupo como “Hatti” na Alcatéia dos Lobinhos, que são crianças entre seis e 10 anos. Respeitado e amado por todos, Tibi leva sempre consigo a imagem do escoteiro por onde quer que vá.

 

Minuto de Silêncio

Durante a solenidade foi realizado um minuto de silêncio em homenagem ao empresário do ramo hoteleiro Helly Luiz Parenti, que faleceu nesta data (2/9). Helly foi vereador de Erechim por três mandatos, presidente do Legislativo erechinense e assumiu interinamente a Prefeitura. Em 2010, recebeu da Câmara de Vereadores o título de Cidadão Benemérito, pela sua trajetória de vida dedicada à comunidade. Em 2009, foi patrono da Semana da Pátria.