Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeitura apresenta nova Escola de Educação Infantil no bairro Copas Verdes
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7345/prefeitura-apresenta-nova-escola-de-educao-infantil-no-bairro-copas-verdes

02/09/2013

Prefeitura apresenta nova Escola de Educação Infantil no bairro Copas Verdes

 

Reunião ocorreu com as comunidades dos bairros Copas Verdes, Zimmer e Novo Horizonte. Nova Escola vai ao encontro de reivindicações antigas da região

 

 

O Governo Municipal realizou na noite da última quinta-feira (29) uma reunião com os moradores dos bairros Copas Verdes, Zimmer e Novo Horizonte, que serão beneficiados com a implantação de uma Escola de Educação Infantil abrangendo crianças de 0 a 5 anos e 11 meses de idade.

 

Na ocasião, o Prefeito Paulo Polis acompanhado da Vice-prefeita Ana Oliveira e dos Secretários de Coordenação e Planejamento Anacleto Zanella e de Educação Alderi Oldra, realizaram uma conversa com os moradores no sentido de informar sobre a conquista e a vinda da Escola de Educação Infantil no bairro Copas Verdes e que abrangerá as demais comunidades.

 

O Prefeito Polis destacou a presença da comunidade e falou sobre todo o trâmite burocrático, bem como os passos para a conquista junto ao Governo Federal, via Programa Pró-Infância. “Após essa conquista de vários anos de luta e empenho, a recompensa brindou o trabalho de todos. Para tanto, devemos evitar as diferenças entre os bairros, uma vez que a Escola será de todos. Estamos trabalhando com três eixos muito importantes para o desenvolvimento de nossa cidade. São eles: a Educação, Saúde e a Qualificação com empregabilidade. A participação popular é fundamental para que nossas conquistas sejam ainda maiores. É ai que entra a importância do Orçamento Participativo, por exemplo, uma vez que acaba sendo o elo entre esses três eixos. Outro fator que acaba sendo crucial para nossas conquistas é o fato de termos um alinhamento político que soma forças para aportar investimentos em nosso município”, destacou o Prefeito Polis que ainda afirmou seu desejo de que o espírito coletivo permaneça sempre vivo e presente nas ações das comunidades.

 

O Presidente da Câmara de Vereadores José da Cruz também falou aos presentes e parabenizou o empenho das comunidades vizinhas em lutarem por muito tempo por uma Escola de Educação Infantil para a região. “A luta comunitária é fundamental para esses processos terem um desfecho feliz como este”, disse. A Vice-prefeita Ana Oliveira também falou aos presentes e destacou que “as promessas empenhadas pelo nosso Governo, são trabalhadas cotidianamente para serem realidades como está sendo o caso de vocês. Nosso Governo é assim. Trabalha unido e em parceria com as comunidades para realizar obras importantes”, sublinhou.

 

O Secretário de Coordenação e Planejamento Anacleto Zanella, que mediou o encontro, destacou a luta e a organização das comunidades. “Vocês construíram essa conquista e agora estamos agilizando alguns detalhes quanto a sua funcionalidade, mas vale lembrar que esse projeto que é do Governo Federal já está licitado e deve iniciar em breve uma vez que a previsão para a conclusão da obra é ao longo de 2014. Estamos fazendo aquilo que a população espera da gente, com muita transparência e responsabilidade”, afirmou.

 

O Secretário de Educação Alderi Oldra realizou uma fala no sentido técnico sobre a Escola que pode ser abrangente a 130 crianças em dois turnos ou atender 70 crianças em tempo integral de 0 a 5 anos e 11 meses de idade, aos moldes da Escola de Educação Infantil Lucas Vezzaro. “Devemos seguir investindo em uma Educação de qualidade e sempre próxima da comunidade escolar”, salientou.

 

 

A Conquista

 

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, garantiu em audiência no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a construção de duas novas escolas de educação infantil para o município de Erechim nos bairros Atlântico e Copas Verdes. Os recursos para a construção das escolas são oriundos do Programa Proinfância do governo federal.

 

O investimento total, considerando apenas as obras físicas, será de R$ 3 milhões, além de contrapartida do município, que realizará a doação dos terrenos para receber as duas novas escolas. No total serão atendidas 420 crianças (nas modalidades Proinfância B (1.300 m², no bairro Atlântico) e Proinfância C (700 m², no Copas Verdes).

 

A construção das escolas do Atlântico e do Copas Verdes atende à demanda existente naquelas regiões da cidade e já havia sido apontada nas assembleias do Orçamento Participativo como prioridade. Até o final de 2013, o governo municipal inaugura mais uma escola de educação infantil, desta vez, no bairro Paiol Grande. Recentemente, duas escolas de educação infantil já foram entregues à comunidade, uma no bairro Linho (Lucas Vezzaro, com capacidade para atender a 201 crianças) e outra na região Central (Ruther Alberto Von Mühlen, que atende a 370 alunos).