Prefeitura Municipal de Erechim - Lançado oficialmente o Projeto Vem Ser 2013
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7344/lanado-oficialmente-o-projeto-vem-ser-2013

02/09/2013

Lançado oficialmente o Projeto Vem Ser 2013

 

Capacitação para jovens que participam do Campeonato Municipal de Futsal tem início no dia 10 de setembro

 

 

Os atletas que disputam as categorias de base do Campeonato Municipal de Futsal, promovido pela Prefeitura de Erechim por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, participam de atividades que vão além da experiência proporcionada pelo esporte dentro de quadra. Através do Projeto Vem Ser, desde o ano de 2009, os jovens participam de capacitações que visam trabalhar importantes valores do comportamento humano, auxiliando a reduzir os índices de violência na competição e fazendo do esporte um canal para a solidariedade, o espírito esportivo e a integração comunitária.

 

 

Na noite da última sexta-feira (29), na Câmara de Vereadores de Erechim, foi oficializado o lançamento da edição 2013 do programa, cujas atividades em sala de aula iniciam a partir do dia 10 de setembro. A abertura foi realizada pelo secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Rodrigo Alves Pereira, que destacou a importância do esporte na história da cidade de Erechim e na vida dos erechinenses.

 

 

“O Conselho Municipal de Desportos foi uma das primeiras instituições formadas em Erechim. A Praça da Bandeira, hoje o coração da cidade, sediava inicialmente um campo de futebol. A cidade, portanto, vive o esporte desde seu princípio, e ainda tem nele, através das competições amadoras e dos clubes Ypiranga e Atlântico, uma grande representação. Portanto, é de grande importância aliarmos à prática esportiva projetos como o Vem Ser, que aproveita o esporte para falar sobre cidadania, educação, cumplicidade, e outros valores fundamentais para o crescimento destes jovens”, destaca Rodrigo.

 

 

O evento de abertura já proporcionou atividades especiais para os jovens e os pais que se fizeram presentes. Três palestras foram oferecidas ao público, em diferentes áreas de conhecimento. O jogador de futsal da equipe do C.E.R. Atlântico, Jackson, falou sobre a atuação como profissional no esporte, incentivando os atletas a se determinarem e aproveitarem competições como o Municipal de Futsal para se aperfeiçoarem, caso queiram seguir uma carreira profissional.

 

 

Além do atleta, os professores Gerson Fraga, doutor em História pela UFFS, e Cassio Cunha Soares, coordenador do curso de Ciências Sociais da UFFS, falaram sobre a história do futebol e seu papel dentro da sociedade brasileira. Também participou da abertura o presidente da Câmara Legislativa de Erechim, vereador José da Cruz.

 

Jogos das categorias de base do futsal já estão em andamento

As categorias de bases do Municipal de Futsal tiveram início no dia 21 de julho. Os jogos são disputados aos domingos, durante a manhã e a tarde, no ginásio do C.E.R. Atlântico. A competição é realizada em cinco categorias: infantil, mirim, pré-mirim, fraldinha e feminino.

 

Somando-se as diferentes categorias, 29 equipes disputam a competição. Todos os atletas devem passar por 3 horas de capacitação através do Projeto. As turmas são divididas conforme a faixa etária dos atletas. As aulas acontecem no auditório da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. Serão 12 turmas diferentes, com cerca de 35 a 50 jovens cada uma.