Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim é destaque no planejamento de ações para a Semana Nacional do Trânsito
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7335/erechim--destaque-no-planejamento-de-aes-para-a-semana-nacional-do-trnsito

30/08/2013

Erechim é destaque no planejamento de ações para a Semana Nacional do Trânsito

Erechim é destaque no planejamento de ações para a Semana Nacional do Trânsito

 

Representantes dos municípios que já implantaram a Balada Segura estiveram reunidos com técnicos do Detran/RS em Porto Alegre


Na última terça-feira (27), representantes dos 12 municípios que já implantaram a Balada Segura estiveram reunidos com técnicos do Detran/RS em Porto Alegre, para apresentar e planejar ações para a Semana Nacional de Trânsito deste ano. Como o tema definido para a edição de 2013 é "Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas", as ações serão vinculadas à Balada Segura.

 

Decida pela Vida

O Governo de Erechim, através da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, implantou a operação em 2012 e esteve representado no encontro, que buscou promover ações integradas, pelo secretário de Segurança, Rafael Testa.

“Durante a reunião apresentamos a nossa programação e a cidade de Erechim destaca-se pelo exemplo na organização da Semana Municipal de Trânsito, que ocorre de 23 a 29 de setembro de 2013, com o slogan 'Decida pela Vida', evento que tem a colaboração direta de diversos parceiros públicos, privados e não governamentais”, pontua o secretário.

“O Governo de Erechim adotou uma característica diferenciada e que se torna mais uma vez referência no Estado no que se refere à segurança pública. Trouxemos para o debate e planejamento estratégico da nossa semana do trânsito diversos parceiros que vem nos acompanhando nas ações de educação, conscientização e fiscalização”, explica Testa.
A reunião em Porto Alegre faz parte do projeto de interiorização da Balada Segura, que está criando comitês municipais, mobilizando as comunidades para que se envolvam no projeto e realizando ações paralelas às blitze de fiscalização. O presidente do Detran/RS, Leonardo Kauer, considera que é necessário mais do que apenas fiscalizar, mas trabalhar em uma mudança de comportamento. "Trata-se de um esforço coletivo, uma integração entre ações de educação, fiscalização, comunicação e mobilização da sociedade", destaca.


Semana de Trânsito
A Semana Nacional de Trânsito é prevista em lei e caracteriza-se por uma série de eventos e ações educativas promovidas por todos os órgãos e entidades que integram o Sistema Nacional de Trânsito. A definição dos temas é feita anualmente pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Neste ano, o tema foi escolhido levando-se em conta as mudanças que tornaram a Lei Seca mais rigorosa. Segue, ainda, as orientações da Organização Mundial de Saúde para a Década de Ação pela Segurança no Trânsito, que coloca o combate à embriaguez ao volante como uma prioridade para os países engajados na redução da acidentalidade.

 

Programação Erechim

A abertura da programação está prevista para o dia 23 de setembro, às 10 horas, no Plenário da Câmara de Vereadores. Já o encerramento das atividades acontece no domingo, 29 de setembro, na Praça Jayme Lago com mateada, shows, brinquedos do SESC e simulação realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros, SAMU e Ambulância Cidadã.

Também integram a programação o 1º Fórum Municipal de Trânsito, Conferência Regional Norte de Segurança no Trânsito, Curso de Capacitação para Agentes, blitzes educativas, Operação Volta pra Casa, exposição, atividade conjunta com as policias rodoviárias Federal e Estadual, escolinha de trânsito e palestras educativas em escolas e empresas.