Prefeitura Municipal de Erechim - Governo do Estado e Santa Terezinha assinam novo contrato
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7320/governo-do-estado-e-santa-terezinha-assinam-novo-contrato

28/08/2013

Governo do Estado e Santa Terezinha assinam novo contrato

Governo do Estado e Santa Terezinha assinam novo contrato
Governo do Estado e Santa Terezinha assinam novo contrato

 

Economia aos cofres públicos dos municípios da região deve chegar a cerca de R$ 10 milhões/ano com o fim do pagamento das complementações de internação hospitalar

 

Os municípios da região Alto Uruguai passam a viver um novo e histórico momento no setor de saúde pública. Com a assinatura do novo contrato de prestação de serviços entre o governo do Estado e a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim, o hospital passa a atender 100% SUS. Mais do que isso, o contrato assinado na tarde desta terça-feira (27) em POA pelo secretário de Saúde, Ciro Simoni, e pelo diretor do Santa Terezinha, Rafael Ayub, representará economia aproximada de R$ 10 milhões aos cofres municipais com o fim do pagamento das complementações das autorizações de internação hospital (AIHs), mais qualidade no atendimento e reforço na medicina preventiva às cidades do Alto Uruguai, que passarão a destinar mais recursos para o cuidado com a atenção básica.

Uma comitiva de autoridades regionais liderada pelo prefeito de Erechim, Paulo Polis, pela presidente da Amau, Adriana Tozzo, pelo deputado Altemir Tortelli, e pelo coordenador regional de Saúde, Cleimar da Rosa, esteve presente ao ato, que confirmou o compromisso do governo Tarso Genro em investir os 12% constitucionais em saúde, além de indicar a aproximação regional em torno da saúde e do bem-estar da população do Alto Uruguai.

“Estamos todos de parabéns, o governador Tarso, o secretário Ciro e nós, prefeitos da Amau. Quem ganhará com este contrato são os usuários do Santa Terezinha, e os moradores de nossas cidades, que terão um hospital de referência regional ainda melhor. Ao mesmo tempo, enquanto o Santa reforçará seus cuidados com a média e alta complexidade, os gestores terão mais recursos para investir na atenção básica e com a saúde preventiva, o que é ótimo”, ressalta o prefeito Polis.

 

A prefeita de Itatiba do Sul e presidente da Amau, Adriana Tozzo, comemorou o fim das complementações e também destacou a bem-vinda possibilidade de mais investimentos na medicina preventiva.

 

A assinatura do contrato que estabelece a nova relação entre hospital e Estado, que deve passar a valer já a partir do mês de setembro, havia sido anunciada pelo governador Tarso Genro em sua passagem por Erechim, no mês passado.

Erechim é sede do Hospital Santa Terezinha, que atende em média mais de 1.000 pacientes por dia, oriundos de 90 municípios da macrorregião Norte do RS, sendo 32 deles municípios do Alto Uruguai. Em 2012, a casa de saúde realizou mais de 370 mil exames, 14.976 internações e 8.638 cirurgias. Esta demanda, aliada à eficiência da gestão, torna o hospital, conforme a secretaria estadual de Saúde, um dos mais produtivos e resolutivos do Rio Grande do Sul.