Prefeitura Municipal de Erechim - Dia de Combate ao Fumo terá foco no uso do narguilé
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7317/dia-de-combate-ao-fumo-ter-foco-no-uso-do-narguil

27/08/2013

Dia de Combate ao Fumo terá foco no uso do narguilé

Dia de Combate ao Fumo terá foco no uso do narguilé

 

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Saúde, integra-se nesta quinta-feira (29) às atividades preventivas realizadas em todo o Brasil para o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Em 2013, o tema escolhido é o uso de narguilé e a iniciação ao fumo. O cachimbo de origem oriental vem se popularizando entre jovens no Brasil e no mundo, destacando-se como o preferido entre os derivados do tabaco, que não o cigarro industrializado, reforçando a atenção de especialistas para este problema recente.

 

De uso coletivo e aparência exótica, o narguilé pode parecer menos agressivo que outros produtos fumados, por usar um filtro d'água e, muitas vezes, aromatizantes e flavorizantes (aditivos que conferem sabores agradáveis ao tabaco). Mas em longo prazo, causa câncer de pulmão, boca e bexiga, estreitamento das artérias e doenças respiratórias.

Segundo a secretaria da Saúde, a campanha deste ano tem como objetivo informar jovens e adultos dos riscos de fumar narguilé. Será realizada uma campanha informativa de massa, com foco no público jovem e adulto (aproximadamente de 16 a 50 anos), de ambos os sexos, incluindo fumantes ou não. A opção por focar o público jovem parte da estratégia para prevenir a iniciação e a experimentação (que ocorre principalmente na faixa etária de adolescentes e jovens, aproximadamente entre 13 e 25 anos).

 

O Dia Nacional de Combate ao Fumo tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. Criado em 1986, pela Lei Federal 7.488, foi a primeira legislação em âmbito federal relacionada à regulamentação do tabagismo no Brasil. Estava inaugurada, de forma ainda tímida, toda uma normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva. Em Erechim existe a Lei Municipal 4.948/2011. a qual proíbe fumar em ambientes fechados de uso coletivo, o descumprimento da Lei pode ser informado ao PROCON(3522-5472) ou a VISA (3522-3955).

 

O que é narguilé?

 

O narguilé, também é conhecido como cachimbo d' água ou shisha ou Hookah - é um dispositivo para fumar no qual o tabaco é aquecido e a fumaça gerada passa por um filtro de água antes de ser aspirada pelo fumante, por meio de uma mangueira. Por utilizar mecanismos de filtragem, o consumo de narguilé é visto como menos nocivo à saúde. Mas, na verdade, seu uso é mais prejudicial do que o de cigarros. Segundo a Organização Mundial da Saúde (2005), uma sessão de narguilé dura em média de 20 a 80 minutos, o que corresponde à exposição a todos os componentes tóxicos presentes na fumaça de 100 cigarros.

Ricardo Meirelles, pneumologista da Divisão do Controle do Tabagismo do Instituto Nacional do Câncer, afirma que por ser “filtrada”, a fumaça aspirada dá a falsa sensação ao usuário de que ela é mais pura do que a do cigarro normal, mas é apenas uma ilusão. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, além da fumaça vir carregada com mais de 4 mil substâncias tóxicas (que também estão presentes no cigarro comum), possui concentrações muito superiores de nicotina, monóxido de carbono, metais pesados e substâncias cancerígenas.