Prefeitura Municipal de Erechim - Secretaria de Agricultura participa da reestruturação do Codeter-AU
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7307/secretaria-de-agricultura-participa-da-reestruturao-do-codeter-au

23/08/2013

Secretaria de Agricultura participa da reestruturação do Codeter-AU

Secretaria de Agricultura participa da reestruturação do Codeter-AU

 

Reunião aconteceu na sede do Sutraf-AU e contou com a participação de diversas entidades que discutiram assuntos sobre o fortalecimento da Agricultura Familiar

 

 

A Prefeitura de Erechim através da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar participou na última quarta-feira (21), de uma reunião do Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Alto Uruguai (Codeter-AU) nas dependências do Sutraf-AU.

 

Na oportunidade o Secretário de Agricultura Luis Carlos Parise juntamente com uma equipe técnica da pasta, participou da pauta construtiva proposta pelo Articulador Territorial do Alto Uruguai Edison Roberto Demarco, que englobava a reestruturação e retomada dos trabalhos do Colegiado; a apresentação da Política Territorial do MDA-2013 e a apresentação e debate do PROINF 2013.

 

Após apresentações e debates foram realizados encaminhamentos referentes a reestruturação do Colegiado na região e a retomada do debate sobre o desenvolvimento rural no território. Outro ponto discutido durante a reunião foi referente a chamada pública do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para territórios, onde cada território poderá apresentar um projeto numa variação de R$ 200 mil a R$ 400 mil, desde que elaborados em dois eixos. O primeiro eixo prevê um projeto focado na construção de estruturas de organização da produção e comercialização da Agricultura Familiar.

 

O segundo consiste no fortalecimento da estruturação de serviços públicos de inspeção. As entidades em questão se reunirão novamente na próxima terça-feira (27) nas dependências da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), para maior aprofundamento dos projetos em questão.

 

Para o Secretário Luis Carlos Parise, “o encontro foi muito proveitoso e com certeza a Agricultura Familiar sairá ainda mais fortalecida a partir de um Colegiado forte e aberto ao diálogo”, destacou.

 

 

 

O que é o Colegiado de Desenvolvimento Territorial?

 

O colegiado territorial é um fórum de abrangência territorial, constituído por instituições da sociedade civil e das três esferas do poder público e que tem como função planejar ações e articular políticas públicas em prol do desenvolvimento rural sustentável do território e exercer o controle social sobre políticas e programas públicos.

 

Os colegiados são responsáveis por identificar as demandas locais, promover a interação entre gestores públicos e a sociedade civil e conselhos setoriais, contribuir com sugestões para a integração e qualificação de ações, além de divulgação das ações do Pronat e do Programa Territórios da Cidadania.

 

A criação do regimento interno e a dissolução dos colegiados territoriais, além da definição da composição e suas alterações, são de responsabilidade das instituições de cada território. As instituições interessadas em participar do colegiado devem procurar a direção dos mesmos ou outra instituição que o compõe.

 

A Secretaria de Desenvolvimento Territorial tem no Sistema de Gestão Estratégica (SGE) um espaço denominado Colegiados em Rede para cadastro das informações dos colegiados, sendo estes responsáveis pela sua alimentação e atualização.