Prefeitura Municipal de Erechim - Secretaria de Meio Ambiente orienta comunidade sobre poda sob rede elétrica
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/727/secretaria-de-meio-ambiente-orienta-comunidade-sobre-poda-sob-rede-eltrica

22/06/2007

Secretaria de Meio Ambiente orienta comunidade sobre poda sob rede elétrica

Secretaria de Meio Ambiente orienta comunidade sobre poda sob rede elétrica

Secretaria de Meio Ambiente orienta comunidade sobre poda sob rede elétrica
    Ao nos aproximarmos no inverno a SMMA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente, informa as podas de árvores que estiverem no passeio e embaixo da rede elétrica, com galhos encostando na fiação, devem ser solicitadas à empresa RGE pelo telefone 0800 900 900. A RGE realiza o trabalho com segurança nestes casos em que as árvores encontram-se potencialmente perigosas para a rede elétrica.
    Outras podas em árvores do passeio público que não estiverem encostando na fiação elétrica podem ser efetuadas pelo contribuinte, seguindo as boas práticas de manejo. Para isso, é necessário que se deixe na planta ao menos 70% das folhas existentes. Esta prática evita o envelhecimento precoce das árvores e evita que as raízes apodreçam, como acontece no caso da poda drástica.
    A poda drástica é aquela onde são cortados galhos e folhas em porcentagem superior a 50%. Esta prática é passível de multa. Em nossa cidade vê-se a cada inverno incontáveis podas mal efetuadas, deixando a planta sem folhas, prejudicando e diminuindo sensivelmente a vida do vegetal. Para tanto, sugere-se que as pessoas solicitem orientação da SMMA quando quiserem executar uma poda.
    De maneira geral, as demais árvores públicas de canteiros centrais e praças somente serão podadas quando estiverem causando problemas ao trânsito. Este trabalho é executado pela Prefeitura, sendo que as solicitações devem ser feitas a SMMA para avaliação.
    Para aquelas pessoas que desejam plantar ou substituir árvores do passeio sob rede elétrica, é necessário que se imagine a planta escolhida quando adulta. Informações e orientações também podem ser conseguidas na SMMA, a qual pode auxiliar na melhor escolha, evitando da árvore trazer problemas futuros. O telefone é o 3522-9253.