Prefeitura Municipal de Erechim - Secretário de Agricultura vivencia experiência de agroindústria de pescados
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7256/secretrio-de-agricultura-vivencia-experincia-de-agroindstria-de-pescados

14/08/2013

Secretário de Agricultura vivencia experiência de agroindústria de pescados

 

Juntamente com equipe técnica, Secretário Luis Carlos Parise visitou agroindústria do município de Chapada. Ideia é fomentar a criação de uma associação de pescados no município

 

O Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar Luis Carlos Parise visitou na quarta-feira (14) juntamente com uma equipe técnica da Secretaria, o município de Chapada na Zona da Produção do Estado.

 

A ideia foi vivenciar experiências desenvolvidas pela Agroindústria Pescado São Francisco, que realiza um trabalho de abate de peixes para comercialização de filé de tilápia.

A comitiva da Secretaria de Agricultura além de contar com o Secretário Luis Carlos Parise, também foi composta pelo Diretor Agropecuário Lucinei Calgaro e pelo Assessor de Projetos Giani Rotta Telles, foi recepcionada pelo Secretário de Indústria e Comércio de Chapada Ademir Renner e também pelo Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Rogério Antônio Bays.

 

A agroindústria em questão realiza o abate de peixes três vezes por semana, num montante de 2 toneladas por dia. Segundo o responsável e proprietário Leomar Uebel, o trabalho é desenvolvido há três anos. “Temos conseguido uma boa comercialização desse produto tão importante na alimentação sadia”, destacou.

 

Segundo o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Chapada Rogério Antônio Bays, “nosso município inclusive realiza a compra de peixes da agroindústria para a merenda escolar, melhorando e muito a alimentação de nossos estudantes do Sistema Municipal de Ensino”, afirmou.

 

Para garantir a qualidade do serviço prestado, a agroindústria em questão é fiscalizada pelo serviço de inspeção municipal. Durante a conversa entre as comitivas, o Secretário de Indústria e Comércio de Chapada Ademir Renner, destacou a parceria entre os municípios para partilhar informações.

 

Já o Secretário Luis Carlos Parise destacou a viagem como sendo produtiva e informativa. Segundo Parise, “essa troca de informações faz com que tenhamos conhecimento no sentido de abrir um diálogo com os produtores do município para inclusive, fomentarmos uma associação ao encontro de ações pensadas através do nosso Programa PROPESCADO”, explicou.

 

O que é o PROPESCADO?

 

O Programa criado e desenvolvido pela Prefeitura de Erechim através da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, consiste em oferecer incentivos aos produtores de seres aquáticos para a comercialização, como a implementação de horas máquina para auxiliar na manutenção e criação de açudes e criadouros condizentes com o volume de reprodução. O Programa é uma ferramenta de apoio e incentivo à geração de renda à Agricultura Familiar do município, auxiliando ainda mais o trabalhador a permanecer no campo.

 

A criação e implementação do “PROPESCADO” e do Fundo financiador específico, possibilita ao município habilitar-se junto à União com o fim de acessar recursos destinados a atividades ou projetos semelhantes.