Prefeitura Municipal de Erechim - Ministra deve vir a Erechim para inauguração do Centro de Artes e Esportes
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7229/ministra-deve-vir-a-erechim-para-inaugurao-do-centro-de-artes-e-esportes

08/08/2013

Ministra deve vir a Erechim para inauguração do Centro de Artes e Esportes

Ministra deve vir a Erechim para inauguração do Centro de Artes e Esportes
Ministra deve vir a Erechim para inauguração do Centro de Artes e Esportes
Convite foi feito pelo prefeito Paulo Polis durante audiência esta semana em Brasília.

 
A ministra da Cultura, Marta Suplicy, ficou impressionada com a dimensão que o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) de Erechim está tomando e garantiu que fará o possível para prestigiar o ato de inauguração do espaço, previsto para o final de setembro.

 
A manifestação da ministra foi dada diretamente ao prefeito Paulo Polis, durante audiência realizada em Brasília, nesta quarta-feira (7). Durante a reunião, o prefeito destacou que o CEU de Erechim atenderá a comunidade em geral e está inserido na região do grande Bairro Progresso, uma das mais populosas do município.

 
Marta elogiou a agilidade na instalação do Centro e disse que fará de tudo para estar presente na inauguração do CEU – que deverá ser o primeiro do RS a entrar em funcionamento. “Os CEU’s estão vindo para dar uma nova cara a diversas regiões do Brasil, sendo que este modelo de Erechim, pelas fotos que o prefeito nos apresentou, será um dos mais belos e inclusivos de todos. A comunidade erechinense está de parabéns”, declarou a ministra.

 
Qualidade de vida será marca do CEU

 
O Centro de Erechim conta com 3.000 m2 de área (mais um campo de futebol (39mx75m) com pista de caminhada em seu entorno), além de 80 árvores, 30 arbustos e flores que contribuirão para o paisagismo e a ornamentação do ambiente. O investimento total na obra será superior aos R$ 2 milhões, com recursos do governo federal (PAC 2) e do município.

 
O CEU irá abrigar em seu espaço físico, um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), uma sala multiuso; biblioteca; telecentro; cine teatro com um auditório com 60 lugares; quadra coberta; pista de skate; playground; academia ao ar livre; campo de futebol sete com alambrado; e uma pista de caminhada. No Brasil, há apenas dois Centros do tipo em funcionamento, ambos no Paraná: em Pato Branco e Toledo.

 
Espaço para as famílias

 
Para o prefeito Paulo Polis, o espaço será destinado à confraternização das famílias erechinenses, construindo pilares de cidadania, inclusão e participação. Segundo ele, o objetivo é incluir a comunidade e promover a participação popular na manutenção, preservação e sugestão de atividades para o espaço. “O Governo está se reunindo permanentemente com lideranças da comunidade para organizar grupos de trabalho que focam na preservação do local e na relação de atividades para serem desenvolvidas, fomentando um plano de gestão comunitária do espaço”, destaca.

 
O que é o CEU:

 
Em março de 2010, o Governo Federal lançou a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC 2. A PEC - Praça do Esporte e da Cultura, agora denominada CEUs - Centros de Artes e Esportes Unificados - compõe o PAC 2 no Eixo Comunidade Cidadã, assim como outros equipamentos sociais de saúde, educação e segurança pública.
 
Até 2014 serão inaugurados 360 CEUs nas 27 unidades da federação.

 
O objetivo das CEUs Centros de Artes e Esportes Unificados é integrar num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital em áreas de vulnerabilidade social.