Prefeitura Municipal de Erechim - Com saldo positivo, mais uma Balada Segura é realizada em Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7169/com-saldo-positivo-mais-uma-balada-segura--realizada-em-erechim

29/07/2013

Com saldo positivo, mais uma Balada Segura é realizada em Erechim

 

Em mais de 140 testes de etilômetro realizados em condutores de veículos na operação da última sexta-feira, nenhum apresentou resultado positivo para ingestão de álcool

 

A noite de sexta-feira (26), foi marcada por mais uma Operação Balada Segura em Erechim desenvolvida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Prefeitura, através da secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, em parceria com a Brigada Militar, Polícia Civil e polícias rodoviárias Estadual e Federal.

Com a presença do presidente do Detran/RS, Leonardo Kauer e do coordenador estadual da Balada Segura, Adelto Rohr, além do secretário e adjunto da Secretaria de Segurança, Rafael Testa e Décio Vicelli, a blitz educativa integrou as atividades alusivas ao 1º ano de realização da operação no município.

 

Redução de acidentes e conscientização dos motoristas

Segundo o secretário de Segurança, em um ano de Balada Segura, de acordo com os dados do Detran/RS, Erechim apresentou uma redução 60% nos acidentes de trânsito com vítimas fatais nas vias urbanas e de 20% nos acidentes de trânsito com lesão corporal nas vias municipais, conforme dados do 13º Batalhão de Polícia Militar. “Hoje podemos dizer que estamos avançando no processo de conscientização dos motoristas em relação a embriaguez ao volante. Quando a Balada Segura foi implantada, tínhamos um índice de recusa ao teste de aproximadamente 30% e, agora que estamos completando 1 ano, este índice reduziu para menos de 3%”, pontua Testa lembrando que durante o período foram 37 operações, 3.322 veículos abordados e 3.241 testes realizados com o etilômetro.

“Outro ponto positivo, avaliando o balanço de 1 ano de operação, é que dos testes com o etilômetro, somente 1,57% dos condutores foram autuados por embriaguez e 0,78% pelo crime de dirigir sob efeito de álcool”, afirma o secretário de Segurança, frisando que esses índices comprovam que fiscalização com ênfase na educação pode mudar a conduta das pessoas no trânsito.

 

Ação educativa e segurança integrada

“A Balada Segura em Erechim se consolidou como ação educativa eficaz, onde a grande maioria dos condutores abordados já tem consciência sobre os perigos da mistura fatal entre bebida alcoólica e condução de veículos. Para nós do Detran/RS, participar das atividades que marcam 1 ano na operação na cidade é uma 'injeção de ânimo' para continuarmos a desenvolver o nosso trabalho de salvar vidas, educar para um trânsito mais seguro e conscientizar os condutores de que álcool e direção não podem, definitivamente, estarem associados”, destaca o coordenador estadual da Balada Segura, Adelto Rohr.

“A cidade de Erechim acolheu de forma extremamente positiva a ação e desenvolve as operações de forma integrada, fortalecendo a proposta da Secretaria Municipal de Segurança de unir forças para garantir maior segurança à comunidade”, frisa Adelto, lembrando que a Balada Segura não tem o papel de punir os usuários do trânsito e sim reduzir os índices de acidentes, através de ações educativas com o objetivo de coibir a embriaguez ao volante, trabalhando a questão da conscientização para garantir um trânsito mais seguro.

 

Saldo positivo

Na operação da última sexta-feira, realizada no Viaduto Ruben Berta, 143 veículos foram abordados e 142 testes com o etilômetro realizados. Somente um condutor apresentou recusa ao teste, sendo que em nenhum dos testes realizados foi registrado resultado positivo para ingestão de álcool.

A ação contou com oito agentes da Diretoria de Trânsito da Secretaria de Segurança, 10 policiais do 13º Batalhão de Polícia Militar, duas pessoas da ONG Vida Urgente, cinco colaborados dos serviços credenciados do Detran/RS em Erechim e dois policiais da Polícia Rodoviária Federal.

Quatro condutores foram autuados por infrações diversas e um indivíduo foi preso com aproximadamente 50 gramas de maconha, sendo apresentado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para registro do fato. Autuado no local, responderá em liberdade à Polícia Judiciária por posse de drogas.