Prefeitura Municipal de Erechim - Balada Segura reforçará participação da sociedade em Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7168/balada-segura-reforar-participao-da-sociedade-em-erechim

26/07/2013

Balada Segura reforçará participação da sociedade em Erechim

 

Redução de acidentes e conscientização de motoristas marcam o primeiro ano da operação no município. Criação de comitê local reforça ações para o próximo período

 

Com a proposta de somar esforços entre Poder Público, órgãos de segurança e sociedade, o presidente do Detran/RS, Leonardo Kauer, anunciou a criação de um comitê local da Balada Segura que se firmou como política pública voltada para a preservação da vida. O anúncio foi realizado durante solenidade, na tarde de sexta-feira (26), em menção ao primeiro ano da Operação Balada Segura no município.

O evento, que aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura, também teve a presença do prefeito de Erechim, Paulo Polis; do coordenador estadual da Balada Segura, Adelto Rohr; deputado estadual, Altemir Tortelli; tenente-coronel e comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar, Ricardo Hoffmann; chefe do Posto da Polícia Rodoviária Federal de Erechim, Regivaldo Tonon; delegado de Polícia Civil, Vanderli Antunes; delegado da 17ª Delegacia do Serviço Militar, tenente Dorgival Miranda; sargento Paulo Roberto Bueno, representando o comando do Corpo de Bombeiros e secretário e adjunto de Segurança Pública e Proteção Social, Rafael Testa e Décio Vicelli, demais autoridades, representantes de entidades civis e imprensa.

 

Educação no trânsito para mudar o comportamento das pessoas

O Detran/RS inovou ao optar pela educação ao invés de focar apenas na punição para reduzir o número de motoristas que dirigem após ingerir bebidas alcoólicas. “O objetivo maior não são as punições, mas sim a conscientização dos motoristas. O projeto é rigoroso, mas de forma bastante educativa e está sendo praticado para mudar o comportamento das pessoas”, explica o presidente do Detran/RS.

“Estamos aqui para comemorar os resultados desse primeiro ano da Balada Segura em Erechim e lançar a criação de um comitê local da Operação onde, através da união de esforços, iremos consolidar essa política pública que veio para ficar. A união entre Poder Público e órgãos de segurança irá se tornar muito mais eficaz se agregarmos a força da sociedade, entidades civis, associações, entre outras entidades para garantir maior segurança aos usuários do trânsito. Juntos seremos mais fortes para lutar pela causa nobre de preservar a vida”, pontua Leonardo Kauer.

 

Preservação da vida é o foco principal

Para o prefeito Paulo Polis, a Operação Balada Segura busca fazer com que todos que participem do trânsito tomem atitudes seguras garantindo o equilíbrio entre os interesses coletivos, e que os papéis desempenhados nas vias, sejam condutores ou pedestres, estejam baseados em valores, onde a vida seja o foco principal.

“Álcool e direção estão vinculados diretamente a uma combinação fatal. A fiscalização está garantindo o bem estar da comunidade, especialmente dos jovens. O objetivo da operação não é coibir a venda de bebidas alcoólicas, tampouco as festas e o trânsito dos jovens à noite, mas sim conscientizar a população de que a ingestão de álcool não deve ser sucedida da condução de veículos”, destaca o prefeito, ressaltando a ação integrada entre todos os órgãos de segurança em Erechim, que faz com que a cidade seja referência no Estado.

“Erechim tem sido destaque no desenvolvimento das operações, atuando de forma integrada fortalecendo a proposta da Secretaria Municipal de Segurança de unir forças para garantir maior segurança à comunidade”, frisa o prefeito.

 

Fiscalização com ênfase na educação

Segundo o secretário de Segurança, Rafael Testa, a Balada Segura foi desenvolvida com objetivo de reduzir os índices de acidentes de trânsito e coibir a embriaguez ao volante. “Em Erechim, a grande maioria dos condutores que fazem hoje o teste de alcoolemia nas blitzes da Balada Segura, aproximadamente 97% estão abaixo da penalidade, com resultado negativo para ingestão de álcool. Isso só comprova que fiscalização com ênfase na educação pode mudar a conduta das pessoas”, afirma o secretário destacando a abordagem diferenciada nas operações.

 

Operação em Erechim reduz em 60% os acidentes de trânsito com vítimas fatais

De caráter educativo, a Balada Segura foi implantada em Erechim em 4 de julho de 2012 pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Prefeitura, através da secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, em parceria com a Brigada Militar, Polícia Civil e polícias rodoviárias Estadual e Federal.

Erechim foi 7º município do Rio Grande do Sul a receber a Operação que foi desenvolvida com objetivo de reduzir os índices de acidentes de trânsito e coibir a embriaguez ao volante.

Em um ano de operação, de acordo com os dados do Detran/RS, o município de Erechim apresentou uma redução 60% nos acidentes de trânsito com vítimas fatais nas vias urbanas e de 20% nos acidentes de trânsito com lesão corporal nas vias municipais, de acordo com dados do13º Batalhão de Polícia Militar.

 

Números da Balada Segura em Erechim

Número de operações – 37

Veículos abordados – 3.322

Veículos autuados – 289 (8,70%)

Veículos recolhidos – 32 (0,96%)

CNH's recolhidas – 162 (4,88%)

CRLV's recolhidos – 3 (0,09%)

Testes de etilômetro realizados – 3.241 (97,56%)

Autuados por recusa – 81 (2,44%)

Autuados por embriaguez – 52 (1,57%)

Autuados por crime de embriaguez – 26 (0,78%)

Fonte – Detran/RS