Prefeitura Municipal de Erechim - Secretário Anacleto Zanella representa o município em encontro Sul Brasileiro do OP
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7164/secretrio-anacleto-zanella-representa-o-municpio-em-encontro-sul-brasileiro-do-op

26/07/2013

Secretário Anacleto Zanella representa o município em encontro Sul Brasileiro do OP

Secretário Anacleto Zanella representa o município em encontro Sul Brasileiro do OP
Secretário Anacleto Zanella representa o município em encontro Sul Brasileiro do OP

 

Evento ocorreu no município catarinense de Concórdia. Troca de experiências democráticas foi o grande objetivo abordado no encontro que reuniu 12 municípios

 

 

 

 

O Secretário de Coordenação e Planejamento Anacleto Zanella juntamente com a Coordenadora do Orçamento Participativo Terezinha Magaieski e demais componentes do OP, participaram na última

 

segunda-feira (22) do encontro Sul Brasileiro do Orçamento Participativo representando a Prefeitura de Erechim.

 

O encontro ocorreu no Centro de Eventos de Concórdia-SC e além de reunir representantes de Erechim, participaram os municípios de Concórdia, Nova Erechim, Canoas, Seara, São Paulo, Xavantina, Gaspar, Brusque, Içara, Guarulhos e Rodeio. O evento contou com momentos de trocas de experiências, formação de gestores e painéis com diversas experiências de Orçamento Participativo.

 

Como painelistas participaram membros do Instituto Paulo Freire, Kátia Pereira Lima, Coordenadora Nacional da Rede Brasileira de Orçamento Participativo e Célio Paulo Piovesan, Diretor de Relações Comunitárias da Prefeitura de Canoas.

 

Conforme dados levantados de 2009, a ferramenta do OP existe em 353 cidades brasileiras. Segundo Célio Piovesan, “em 1989 por exemplo, o OP existia em somente 13 município do Brasil. Atualmente em nível nacional ocorre a participação social como método de governo, objetivando criar um sistema que seja independente, mas articulado, que fortaleça e construa uma prática democrática dentro da gestão pública”, destacou.

 

O Governo Federal segundo a Coordenadora Nacional da Rede Brasileira de Orçamento Participativo Kátia Lima, “está disponibilizando para os internautas brasileiros, via web, o Compromisso Nacional pela Participação Social e isso é de suma importância para o exercício da cidadania”, aponta.

 

Após um dia de muita troca de experiências envolvendo os diferentes municípios, o Secretário de Coordenação e Planejamento Anacleto Zanella falou da importância do evento. Segundo ele, “esses encontros são muito gratificantes e edificantes no sentido da melhoria de nossas ações, uma vez que partilhamos de métodos democráticos implantados em diferentes prefeituras”, destacou.