Prefeitura Municipal de Erechim - XVI Feira do Livro será realizada durante a Frinape, no Parque da ACCIE
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7161/xvi-feira-do-livro-ser-realizada-durante-a-frinape-no-parque-da-accie

26/07/2013

XVI Feira do Livro será realizada durante a Frinape, no Parque da ACCIE

XVI Feira do Livro será realizada durante a Frinape, no Parque da ACCIE
XVI Feira do Livro será realizada durante a Frinape, no Parque da ACCIE

Evento ocorrerá durante os nove dias de feira, na Cidade da Cultura, instalada junto ao Pólo de Cultura, e terá foco na formação de leitores.

A XVI Feira do Livro de Erechim será uma das grandes atrações da Frinape 2013. O evento, tradicionalmente realizado no Centro da cidade, será transferido para o Parque da ACCIE e ocorrerá durante os nove dias da grande feira regional, que acontece de 9 a 17 de novembro. Os estandes serão instalados dentro da Cidade da Cultura, local que será construído no Pólo de Cultura e seu entorno e reunirá uma extensa programação cultural coordenada pela Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.

Segundo o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Rodrigo Alves Pereira, a comissão organizadora do evento deu início nesta semana às discussões para formatação da programação e organização geral do evento. Na próxima semana, devem ser realizados os primeiros contatos com expositores e entidades participantes da Feira, buscando uma construção coletiva do evento, que terá um tempo de realização maior que o das últimas edições – quando era realizado em, em média, quatro dias.

Formação de leitores será o foco desta edição

O foco da XVI Feira do Livro, revela o secretário, será a formação de leitores, prevendo trabalhar não apenas o comércio de livros, mas também a realização de atividades que despertem no público visitante o gosto pela leitura. Rodrigo afirma que, para esta proposta, o Governo Municipal deve trabalhar em sintonia com todas as universidades do município, e também com escolas, propondo atividades para crianças, jovens e adultos.

Nestes eventos, que serão realizados no auditório instalado dentro das dependências da Cidade da Cultura, atividades como palestras, seminários e debates irão propor uma reflexão sobre a importância e os benefícios da leitura. Oficinas também devem integrar a programação. “Um evento da proporção da Feira do Livro não se resume ao comércio e a divulgação dos livros. A proposta é estimular na população um interesse maior pela leitura, o que deve fortalecer cada vez mais o evento e a comunidade cultural da cidade”, ressalta Rodrigo.

Programação cultural intensa

O Governo Municipal também manterá a proposta de construir durante a Feira do Livro uma verdadeira vitrine da cultura local, como se viu nas últimas edições, realizadas na Praça da Bandeira e na Praça Jayme Lago. Para tanto, uma programação intensa de apresentações com artistas e grupos da cidade deve ser organizada durante todos os dias do evento.

 

A Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo é a responsável por este trabalho, atuando juntamente com a Comissão de Honra da Feira do Livro e entidades que colaboram para a organização do evento. As definições pontuais começam a ser discutidas entre eles na próxima semana.