Prefeitura Municipal de Erechim - Cronograma de 821 obras da RGE é apresentado em reunião na Prefeitura de Erechim

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7125/cronograma-de-821-obras-da-rge--apresentado-em-reunio-na-prefeitura-de-erechim

17/07/2013

Cronograma de 821 obras da RGE é apresentado em reunião na Prefeitura de Erechim

Cronograma de 821 obras da RGE é apresentado em reunião na Prefeitura de Erechim

 

Demandas executadas desde 2012 geraram um investimento de mais de R$ 1,4 milhão no meio rural até o primeiro semestre de 2013 nos municípios da Amau

Na manhã de quarta-feira (17), o Governo de Erechim, através do Sistema Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, reuniu-se com a empresa Rio Grande Energia (RGE), juntamente com demais entidades e representantes da sociedade civil para apresentação dos resultados das demandas encaminhadas para atender as solicitações referentes aos serviços prestados pela distribuidora de energia, bem como o cronograma de obras que será executado pela RGE nos municípios da Região do Alto Uruguai.



Mais de 820 obras até 2014

Segundo o executivo de Contas da Gerência de Relacionamento com o Poder Público da RGE, Cláudio Mânica, até o final de 2014 será executado um cronograma com 821 obras na região. “Essas obras iniciaram em 2012 e, até o primeiro semestre de 2013 mais de 490 clientes foram beneficiados num investimento de R$ 1.467.000,00 nos municípios da Amau”, afirma Mânica.

De acordo com o executivo da RGE foram analisadas as condições de fornecimento de 1.214 unidades consumidoras localizadas em 821 circuitos de energia. “Destes verificou-se que em 493 circuitos há possibilidades de melhorias que irão beneficiar mais de 3 mil famílias. Em 307 transformadores não há necessidade de melhorias, pois os níveis de tensão estão adequados a Resolução 395/2000 da ANEEL e não foram identificadas solicitações de aumento de carga para as 403 unidades consumidoras ligadas a estes transformadores que justifiquem alterações na configuração da rede existente. Ainda, para 22 solicitantes, verificou-se que é preciso a execução de obras de aumento de carga com necessidade de cálculo para definição de responsabilidade financeira”, explica Mânica.

“A RGE sabe do grande desafio em levar energia de qualidade para o meio rural e essas obras irão avançar ao longo deste ano e durante 2014. Para viabilizar essas ações, a RGE contratou mais uma empresa prestadora de serviços para a Região do Alto Uruguai, visando atender essa demanda de 1.214 solicitações. Além disso, estruturamos nossa equipe de projetos para atender o cronograma proposto”, conclui o executivo.

Energia de qualidade para o meio rural

De acordo com a diretora do Procon, Eliane Tasca, isso é o resultado de um trabalho constante de uma grande equipe. “Ainda temos muito a buscar, mas, sem dúvida, isso já é um grande avanço. Para isso, iremos manter o nosso grupo reunido trabalhando em parceria com a RGE para buscar garantir energia de qualidade para o meio rural da Região do Alto Uruguai”, explica a diretora destacando a união com a Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau), Câmara de Vereadores de Erechim, Emater Regional, Fetraf – Sul, Sutraf – Alto Uruguai, Movimento dos Pequenos Agricultores, Movimento dos Atingidos por Barragens, Movimento Popular Urbano, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Cotrel, Universidade Federal da Fronteira Sul, e os gabinetes dos deputados Altemir Tortelli e Marco Maia.

“Precisamos sempre garantir a melhor prestação de serviço ao consumidor e sabemos que energia de qualidade no meio rural é imprescindível para o desenvolvimento das comunidades”, conclui Eliane.

Municípios onde obras da RGE já foram concluídas

Já foram realizadas as obras nos municípios de Aratiba, Áurea, Barão de Cotegipe, Barra do Rio Azul, Campinas do Sul, Centenário, Entre Rios do Sul, Erebango, Erechim, Erval Grande, Estação, Gaurama, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Paulo Bento, Ponte Preta, São Valentim, Severiano de Almeida, Três Arroios e Viadutos.