https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7124/construo-do-ceu-da-grande-regio-progresso-ser-concluda-nos-prximos-dias
17/07/2013
Construção do CEU da grande região Progresso será concluída nos próximos dias
Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) avança em sua estrutura física e grupo gestor responsável pela mobilização social intensifica contato com a comunidade
O prefeito Paulo Polis esteve visitando nesta terça-feira (16) o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU). A obra, que contempla os bairros Progresso, Cristo Rei, Pettit Village, São José e Loteamentos Poletto e Aurora deverá estar concluída ao longo do mês de setembro, representando um espaço inovador e de integração no município de Erechim.Também nesta terça-feira, os membros da Unidade Gestora Local (UGL) do CEU estiveram reunidos na sede da Obra Santa Marta, para intensificar o processo de mobilização social em torno do CEU, suas finalidades, benefícios e importância.
O projeto desenvolvido em parceria entre os governos municipal e federal, com um investimento de mais de R$ 2 milhões em recursos da União e uma contrapartida de R$ 395,5 mil do município irá dispor de ferramentas e atividades para integrar jovens, adultos e idosos, e promete se tornar um grande centro de cidadania, esporte e cultura do município.
Conforme o secretário de Coordenação e Planejamento, Anacleto Zanella, que também esteve visitando a obra e participou da reunião da Unidade Gestora, os CEUs são um equipamento de inovação educacional que visam oportunizar o resgate da cidadania, por intermédio de experiências esportivas, culturais e educativas com qualidade social. “A proposta do projeto é integrar, em um mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital. Isto tudo, porém, só irá funcionar em sua plenitude se a comunidade interagir com o espaço, sentindo que ele é verdadeiramente seu”, reforça Anacleto.
Qualidade de vida será marca do CEU
O CEU de Erechim conta com 3.000 m2 de área e irá agregar, em seu espaço físico, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), uma sala de multiuso; biblioteca; telecentro; cine teatro, com um auditório com 60 lugares; quadra coberta; pista de skate; playground; academia ao ar livre; campo de futebol sete com alambrado; e uma pista de caminhada. No Brasil, há apenas dois Centros do tipo em funcionamento, ambos no Paraná: em Pato Branco e Toledo.
Espaço para as famílias
Para o prefeito Paulo Polis, o espaço será destinado à confraternização das famílias erechinenses, construindo pilares de cidadania, inclusão e participação. Segundo ele, o objetivo é incluir a comunidade e promover a participação popular na manutenção, preservação e sugestão de atividades para o espaço. “O Governo está se reunindo permanentemente com lideranças da comunidade para organizar grupos de trabalho que focam na preservação do local e na relação de atividades para serem desenvolvidas, fomentando um plano de gestão comunitária do espaço”, destaca.
A mobilização social iniciou em 2012, com o mapeamento das lideranças na Comunidade e as oficinas ministradas pelo Instituto Zoom, vencedora da licitação. As reuniões acontecem mensalmente, com um último encontro ainda previsto, que acontecerá na data da inauguração, a ser marcada em breve.
Durante estes encontros, segundo o secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Erechim, Rodrigo Alves Pereira, várias sugestões de atividades já foram levantadas junto às lideranças comunitárias, como: Aulas de música (instrumentos e vocais), oficinas de pinturas, desenhos gráficos, grafites e esculturas; oficinas de decoração e produção de cenários com materiais recicláveis; oficinas de fotografia, teatro e cinema; rodas de leitura; e aulas básicas de informática, disponibilizando espaço para acesso à internet. A licitação para aquisição dos móveis e equipamentos do CEU também já está em andamento.
A reunião da Unidade Gestora Local desta terça-feira foi conduzida pelo chefe de Infraestrutura de Atividades Esportivas e Culturais da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, Jonas Santos, e pela chefe do setor de Cidadania e Diversidade Cultura da mesma secretaria, Cleonara Hermann, e contou com a presença de cerca de 30 pessoas da comunidade, incluindo, além do secretário Anacleto Zanella, o secretário de Comunicação Salus Loch, a assistente social do CRAS I Progresso Ligia Paula, e o vereador Valdemar Loch.