Prefeitura Municipal de Erechim - Pesquisa aponta que população aprova abertura do trânsito no entorno da Praça da Bandeira
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10/07/2013

Pesquisa aponta que população aprova abertura do trânsito no entorno da Praça da Bandeira

Pesquisa aponta que população aprova abertura do trânsito no entorno da Praça da Bandeira
Pesquisa aponta que população aprova abertura do trânsito no entorno da Praça da Bandeira

 

Desenvolvido pela Faculdade Anglicana do Instituto Barão do Rio Branco, estudo indica que mais de 80% dos entrevistados acreditam que o atual modelo do trânsito deve ser modificado

 

Através da disciplina Pesquisa de Mercado do Curso de MBA em Marketing da Faculdade Anglicana do Instituto Barão do Rio Brando de Erechim (FAE), os pesquisadores Antonio Carlos Andriolli e Claudete Sônia Capeletti, desenvolveram Pesquisa de Satisfação sobre o Trânsito na Área Central de Erechim.

Entregue para o secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social, Rafael Testa, a pesquisa vem contribuir e reforçar o acerto das mudanças que estão sendo realizadas dentro do Estudo de Mobilidade Urbana e Plano de Humanização do Trânsito, desenvolvidos pelo Governo de Erechim, em especial no entorno da Praça da Bandeira.

“Os números apresentados na pesquisa indicam que as mudanças no trânsito de Erechim vem ao encontro daquilo que a população está solicitando já que mais de 80% dos entrevistados acreditam que o trânsito deve ser modificado”, pontua Testa lembrando que, primando pela humanização no trânsito, com enfoque à segurança, fluidez e atenção ao pedestre, o Governo de Erechim avança no Projeto de Mobilidade Urbana do município. “Essa etapa do planejamento viário local se dá com a implantação das travessias elevadas de pedestres (TEP) nas vias localizadas no entorno da Praça da Bandeira que antecedem a abertura do trânsito”, explica o secretário.

 

Segurança no trânsito

Para Testa, é importante salientar que quando o trânsito no entorno da Praça foi bloqueado em fevereiro de 2011, haviam índices que comprovavam o elevado número de acidentes no local. “Nos 12 meses anteriores que antecederam o fechamento da Praça foram registrados 41 acidentes de trânsito, sendo que um ano depois, em fevereiro de 2012 o número de acidentes havia caído para 12. Portanto, a abertura acontecerá após a implantação de travessias elevadas para pedestres que atendem aos requisitos de segurança, fazendo com que os condutores trafeguem pelo local em velocidade adequada ao que indica a via. Não estamos simplesmente 'abrindo a praça'. Estamos promovendo mudanças baseadas em estudos técnicos”, ressalta o secretário.

 

Frota de veículos registra aumento de mais de 60%

Os pesquisadores destacam no estudo o grande crescimento na frota de veículos em Erechim. “De 2004 para cá a frota de veículos na cidade apresentou um grande salto, sendo que a cada 100 pessoas que moram em Erechim, 57 tem algum tipo de veículo”, frisa Antonio Andriolli afirmando que esse fator contribuiu de forma significativa para a problemática do trânsito em especial nos horários de pico.

Para o secretário de segurança, em confirmação ao que indica a pesquisa realizada pela FAE, as mudanças pelas quais Erechim está passando são necessárias para que a cidade esteja adequada à quantidade de veículos que estão em circulação. “Se pararmos para analisar, a frota de veículos de Erechim praticamente dobrou e as nossas ruas continuam as mesmas. Saídas para enfrentar o problema vem sendo pensadas pelo governo municipal, a partir do trabalho integrado das secretarias e, entre as alterações está ainda, o processo de qualificação da pavimentação que receberá o fluxo do anel viário da cidade”, afirma Testa lembrando que outra alteração ocasionada em razão das elevadas é a retirada das vagas de estacionamento em frente à Prefeitura de Erechim e do Castelinho, garantindo mais segurança aos pedestres. As vagas serão compensadas em outras regiões da área central da cidade.

Plano de humanização

A instalação das travessias elevadas e a abertura da Praça se somam a outras alterações já promovidas obedecendo ao estudo técnico que deu origem ao Projeto de Mobilidade Urbana. A proposta, que prevê avanços no curto, médio e longo prazos, já proporcionou mudanças positivas no trânsito da cidade, com destaque à rótula da Justiça do Trabalho (na Avenida Pedro Pinto de Souza); substituição dos semáforos; instalação do novo Terminal Rodoviário Urbano; além de avanços pontuais em diversos pontos outrora considerados críticos da cidade. Outra ação importante pensando na mobilidade da população se deu com a inauguração das Paralelas da BR-153, garantindo - a partir de investimentos federais superiores a R$ 19 milhões - mais segurança e fluidez aos usuários da rodovia e aos moradores dos bairros Atlântico, Redenção, Maria Clara, Estevam Carraro, Aeroporto, e outros, além de beneficiar os milhares de trabalhadores que se dirigem diariamente ao Distrito Industrial.

As melhorias, porém, não irão parar com as alterações no entorno da Praça da Bandeira. O Governo já inverteu a preferencial no cruzamento das ruas Argentina e Aratiba, dando preferência, a partir de agora, aos veículos que transitam pela Aratiba. Nos próximos dias também serão realizadas melhorias no acesso ao estacionamento da URI e na entrada do Master Sonda Shopping. Para 2014, o planejamento prevê a implantação do anel viário na região central (que prevê vias de mãos únicas em ruas estratégicas para facilitar o fluxo), além do sistema binário. O projeto alcança, ainda, outros bairros da cidade, como as Três Vendas e o São Cristóvão.

Números da pesquisa da FAE

A pesquisa foi desenvolvida utilizando dados primários, através de pesquisa quantitativa, onde os entrevistados responderam a um questionário estruturado.

Perfil

Quanto ao gênero dos entrevistados, 50% da amostra foi composta por mulheres e 50% por homens. Já em relação a faixa etária 13,33% dos indivíduos tem idade entre 18 e 35 anos, 23,34% de 25 a 35 anos, 33,33% de 35 a 50 e 30% acima dos 50 anos.

Ainda, em relação ao perfil, 30% dos entrevistados possuem ensino fundamental, 10% ensino médio, 10% ensino técnico e 50% ensino superior.

 

Satisfação com o trânsito

No que diz respeito ao trancamento do trânsito no entorno da praça realizado no início de 2011, cerca de 77% avaliaram como negativo e 23% como positivo.

Em relação ao atual modelo, 83,33% acreditam que mudanças devem ser realizadas e 16,67% acreditam que o trânsito no entorno da Praça da Bandeira não deve ser modificado.

No que se refere ao comportamento dos usuários do trânsito, 30% dos condutores perceberam que o comportamento dos pedestres melhorou e 70% acreditam não ter havido melhorias. Já os pedestres, 33,34% perceberam melhora nos comportamento dos condutores de veículos e 66,66% não tiveram essa percepção.

 

Melhorias propostas pelo estudo

Outro destaque da pesquisa está relacionado à ações que podem vir a contribuir para a melhoria no trânsito de Erechim. Mais de 33% sugeriram um estudo de mobilidade urbana, 26,66% pedem implantação de projetos de educação no trânsito, 23,33% sugeriram implantação de semáforos inteligentes, 13,33% acreditam ser necessário um reforço na fiscalização e 3,34% sugeriram a construção de passarelas e lombadas eletrônicas.