Prefeitura Municipal de Erechim - Mais de 1 mil já estão inscritos para o Pronatec 2013 em Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7092/mais-de-1-mil-j-esto-inscritos-para-o-pronatec-2013-em-erechim

10/07/2013

Mais de 1 mil já estão inscritos para o Pronatec 2013 em Erechim

Mais de 1 mil já estão inscritos para o Pronatec 2013 em Erechim

Programa realizado numa parceria entre os governos Federal e Municipal certificou mais de 430 profissionais apenas em 2012

Mais de 1 mil alunos já estão inscritos para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Erechim. No município, o Programa é desenvolvido pelo Governo de Erechim, através da Secretaria de Cidadania, em parceria com o Governo Federal, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social do Comércio (Senac) e Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Apenas em 2012, mais de 430 profissionais receberam a certificação nos cursos de Ajustador Mecânico, Aplicador de Revestimento Cerâmico, Auxiliar Administrativo, Confeccionador de Artefatos de Couro, Confeccionador de Lingerie e Moda Praia, Costureiro Industrial do Vestuário, Desenhista Mecânico, Eletricista Industrial, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Encanador Instalador Predial, Mecânico de Motocicletas, Montador de Veículos Automotores, Operador de Máquina de Usina, Montador de Móveis, Pintor de Automóveis, Soldador no Processo MIG & MAG, Soldador no Processo TIG em Aço, Torneiro Mecânico, Operador de Computador, Auxiliar de RH, Manicure, Organizador de Eventos, Vendedor, Monitor de Recreação, Promotor de Vendas, Montador de Móveis, Modelista, Auxiliar de Eletricista e Cuidador de Idosos.

De acordo com a secretária de Cidadania. Maria Dolores Golin, o Pronatec tem como principal objetivo, a formação e capacitação de mão de obra técnica e especializada nos mais diversos ramos e setores. “O Pronatec foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, e visa aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional', explica a secretária.

Qualificação para o mercado de trabalho

No ano passado 437 profissionais foram certificados através do Pronatec em Erechim. Para o prefeito, Paulo Polis são bons projetos como esse que contribuem na melhoria da qualidade de vida das pessoas. “Não há nada melhor que promover a capacitação e a qualificação dos cidadãos para que possam ingressar no mercado de trabalho. É isso que faz com que a cidade avance” pontua.

“O mercado de trabalho exige mais do que experiência e boa vontade, é preciso ter qualificação profissional. Para isso, o Governo de Erechim aderiu ao Pronatec, cujo principal objetivo é ampliar a oferta de mão de obra qualificada no município. São cursos gratuitos disponibilizados através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cidadania, Senai, Senac e Instituto Federal, que capacitam e melhoram a autoestima de quem busca uma vaga no mercado de trabalho”, frisa o prefeito.

Cursos Pronatec em Erechim com vagas em aberto

Senai – Solda Arame Tubular, Soldados MIG & MAG, Desenhista de Construção Civil, Desenhista de Móveis.

Senac – Manicure e Pedicure, Auxiliar de Recursos Humanos, Operador de Computador, Salgadeiro, Padeiro e Confeiteiro, Balconista de Farmácia, Recepcionista, Promotor de Vendas.

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas na Secretaria de Cidadania (Avenida Salgado Filho, 227) das 8 horas às11h30 e das 13h30 às 18 horas. Os cursos do Pronatec em Erechim são ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS – Campus Erechim). Outras informações através do telefone 3522-9245.