Prefeitura Municipal de Erechim - Balada Segura completa um ano em Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7079/balada-segura-completa-um-ano-em-erechim

08/07/2013

Balada Segura completa um ano em Erechim

Balada Segura completa um ano em Erechim

 

Operação conjunta já abordou mais de 3,2 mil veículos em 35 operações

A noite de sexta-feira (5) foi marcada por mais uma Operação Balada Segura, desenvolvida com objetivo de reduzir os índices de acidentes de trânsito e coibir a embriaguez ao volante. “Em 4 de julho completamos um ano de atividade em Erechim e consideramos que atingimos resultado positivo nesse período sendo que a Balada Segura é vista com grande satisfação por autoridades municipais e estaduais”, pontua o secretário de Segurança Rafael Testa, afirmando que está sendo programado um evento com a participação do Detran/RS para apresentação dos resultados oficiais de um ano de Balada Segura no município.

“Precisamos humanizar o trânsito e fazer com que todos que fazem parte dele tomem atitudes seguras garantindo o equilíbrio entre os interesses coletivos, e que os papéis desempenhados nas vias, sejam condutores ou pedestres, estejam baseados em valores, onde a vida seja o foco principal”, avalia o secretário lembrando que o objetivo da Balada, além da redução nos índices de acidentes e de coibir a embriaguez ao volante, é trabalhar a questão da conscientização para um trânsito mais seguro.

“Álcool e direção estão vinculados diretamente a uma combinação fatal. A fiscalização está garantindo o bem estar da nossa comunidade, especialmente dos nossos jovens”, frisa o secretário adjunto da pasta, Décio Vicelli reforçando que o objetivo da operação não é coibir a venda de bebidas alcoólicas, tampouco as festas e o trânsito dos jovens à noite, mas sim conscientizar a população de que a ingestão de álcool não deve ser sucedida da condução de veículos.

Erechim é destaque nas operações

Para o coordenador estadual da Balada no RS, Adelto Rohr, Erechim tem sido destaque no desenvolvimento das operações. “A cidade acolheu de forma extremamente positiva a ação e desenvolve as operações de forma integrada fortalecendo a proposta da Secretaria Municipal de Segurança de unir forças para garantir maior segurança à comunidade”, pontua Adelto destacando que já foram desenvolvidas 35 operações com a abordagem de 3,2 mil veículos em Erechim, onde mais de três mil condutores foram submetidos ao teste com o etilômetro.

Outro ponto observado pelo coordenador estadual da Balada foi a iniciativa pioneira de realização de testes de alcoolemia nos pilotos que participaram do 16º Rally Internacional de Erechim em maio deste ano e que servirá de referência para outras competições de rali de velocidade no Brasil. A ação foi proposta pelo Governo de Erechim, através da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social e demais parceiros do Comitê de Segurança do Rally. “Ao todo, 120 testes foram aplicados antes da largada. Foram 93 testes em todos pilotos da competição, além de alguns testes em navegadores que, apresentaram resultado negativo para ingestão de álcool e mostraram, através do exemplo, que bebida e direção não combinam”, destaca Adelto.

Educação para um trânsito mais seguro

De caráter educativo, a Balada Segura, implantada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Prefeitura de Erechim, através da secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, em parceria com a Brigada Militar, Polícia Civil e polícias rodoviárias Estadual e Federal, em 4 de julho de 2012, já reduziu em aproximadamente 20% os casos de acidente de trânsito com lesões corporais, de acordo com levantamento dos órgãos de segurança envolvidos no projeto.

Na sexta-feira (5) a Balada Segura, realizada na avenida Maurício Cardoso, abordou 74 veículos, onde somente um condutor foi autuado por apresentar resultado positivo para ingestão de álcool mediante teste com o etilômetro e outro condutor pela recusa ao teste. A ação contou com oito agentes da Diretoria de Trânsito da Secretaria de Segurança e oito policiais do 13º Batalhão de Polícia Militar. Ainda, oito condutores foram autuados por infrações diversas e dois veículos foram recolhidos por estarem com o licenciamento vencido.