Prefeitura Municipal de Erechim - Biblioteca Municipal de Erechim completa 67 anos de atividade
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7064/biblioteca-municipal-de-erechim-completa-67-anos-de-atividade

03/07/2013

Biblioteca Municipal de Erechim completa 67 anos de atividade

Biblioteca Municipal de Erechim completa 67 anos de atividade

A Biblioteca Municipal Gladstone Osório Mársico completa nesta semana 67 anos de atividade. Atualmente, mais de 5 mil usuários estão cadastrados no sistema da instituição, aptos a usufruírem do acervo de mais de 30 mil exemplares, que inclui grandes clássicos da literatura nacional e internacional, lançamentos recentes e livros de áreas técnicas e acadêmicas específicas. O local fica na Avenida Pedro Pinto de Souza, nº 100.

Neste ano, ao todo, 400 novos livros devem ser integrados ao acervo, através de compras realizadas pela Prefeitura Municipal e de projetos em parceria com o Governo Federal. São livros de diversos gêneros e estilos para atender variados gostos dos usuários da biblioteca, que somam-se aos quase 30 mil exemplares já disponíveis. Os exemplares já existentes também passam por restauração periódica.

A biblioteca também está operando em um sistema online para consulta do acervo (que pode ser acessado através do endereço biblioteca.erechim.rs.gov.br). A renovação de livros também está funcionando através da internet, no email biblioteca@erechim.rs.gov.br. Desta forma, os serviços da biblioteca estarão mais modernos e facilitam a vida do leitor.

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Rodrigo Alves Pereira, lembra que a Biblioteca Municipal pode ser frequentada gratuitamente por toda a comunidade, e reforça o convite para que a população compareça ao local para efetuar o cadastro. Para a abertura de um novo cadastro é necessário apresentar cópias de documento com foto e de comprovante de residência, além de uma fotografia 3 x 4.

As regras da Biblioteca Pública possibilitam que cada usuário retire dois livros do acervo, de qualquer uma das áreas, com um prazo para devolução de duas semanas – sendo possível renovar este prazo. Na primeira retirada após o cadastro, porém, é permitido retirar apenas um livro.

História da Biblioteca Municipal

Espaço importante na formação cultural e intelectual da cidade, a Biblioteca Municipal começou sua trajetória em 1944, por meio de um grupo de intelectuais, entre eles Julio Costamilan Rosa, Américo Godoy Ilha, Olympio Zanin, Ângelo Cibela e Rúbio Brasiliano, os quais juntos aspiravam à criação de um centro que proporcionasse o acesso a leitura à comunidade. Para tanto, era necessário formar um acervo que atendesse, ao menos em partes, as necessidades da população.

Em 1944, o acervo começou a ser constituído através do chamado “Baile do Livro”, cujo ingresso era a doação de um livro. Em fins deste ano, o Sr. Olympio Zanin, solicitou cartas de apresentação ao prefeito da época, Dr. Jerônimo Teixeira, que as apresentou ao presidente da Biblioteca Pública do Rio Grande do Sul, onde conseguiram a doação de uma caixa de livros, os quais foram incorporados ao acervo.

A oficialização como instituição jurídica e pública, ocorreu por meio da Lei Municipal 107/46, de 3 de julho de 1946, firmada pelo prefeito Sr. Américo Godoy Ilha.