Prefeitura Municipal de Erechim - Equipes de saúde mental de Erechim participam de encontro para troca de experiências
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7057/equipes-de-sade-mental-de-erechim-participam-de-encontro-para-troca-de-experincias

02/07/2013

Equipes de saúde mental de Erechim participam de encontro para troca de experiências

Equipes de saúde mental de Erechim participam de encontro para troca de experiências
Equipes de saúde mental de Erechim participam de encontro para troca de experiências

 

A qualificação constante na prestação de serviços é uma das prioridades do Governo Municipal. Por conta disso, equipes de serviços especializados têm participado de encontros para discussão e aperfeiçoamento das atividades exercidas no município, relatando experiências locais e buscando conhecimento sobre outras experiências desenvolvidas na área. Foi com este objetivo que as equipes de saúde mental de Erechim participaram, em Passo Fundo, do Encontro de CAPS da Macrorregiões Norte, cujo tema nesta edição foi Os CAPS na Linha de cuidado em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas.

 

 

Participaram do evento a diretora e a assessora do setor de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Erechim, Leila Hofmann e Daniele Loss Rodrigues, a coordenadora de saúde mental da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, psicóloga Léa Aguiar, e representantes das equipes multiprofissionais do CAPS II e CAPS AD, das áreas de Enfermagem, Serviço Social, Psicologia, Terapia Ocupacional, Nutrição e Técnico de Enfermagem.

 

 

No encontro, a coordenadora do CAPS AD de Erechim, Sonia Ferreira, e do CAPS II, enfermeira Jaqueline Farias, relataram experiências vivenciadas nas atividades desenvolvidas na cidade, e o trabalho que desenvolvem junto com as equipes multiprofissionais desde 2002.. A troca de informações e conhecimento, neste dia, ocorreu por meio de rodas de conversa que abordaram diversos temas como: O Apoio matricial como Estratégia para Fortalecer o Cuidado em Território, O cuidado em saúde mental, Álcool e Outras Drogas na Infância e Adolescência, entre outros.

A proposta buscou qualificar a rede de atenção em saúde mental na região norte e em todo o Estado, que conta hoje com 160 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), 189 oficinas terapêuticas, Núcleos de Apoio à Atenção Básica em 90 municípios, 578 vagas em Comunidades Terapêuticas e 30 equipes de Redução de Danos. Já na assistência hospitalar, o RS conta com 1.234 leitos de saúde mental incentivados pelo Governo Estadual. Esta ação integra esforços do Governo Estadual, em parceria com o Ministério da Saúde e com as prefeituras, para qualificar os serviços e favorecer o acesso, por meio do projeto estratégico O cuidado que eu preciso.

 

 

Esta linha de cuidado em Saúde mental traz o desafio da mudança dos modelos de atenção e de gestão das práticas de saúde, visando estimular e fomentar o aprimoramento constante de seu modo de funcionamento e de capacidade de análise e intervenção, reafirmando um compromisso na produção de novos modos de cuidar os usuários em suas singularidades e particularidades e novas formas de organizar o trabalho em consonância com o princípio da integralidade entre a atenção básica e a gestão do SUS em cada território. Fazem parte deste processo a realização de encontros mensais de educação permanente, voltados para o apoio aos servidores em seu trabalho para a construção e constituição das Redes de Atenção.