Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim oferece atendimento diferenciado na área de saúde bucal
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7047/erechim-oferece-atendimento-diferenciado-na-rea-de-sade-bucal

28/06/2013

Erechim oferece atendimento diferenciado na área de saúde bucal

Erechim oferece atendimento diferenciado na área de saúde bucal

 

Equipe de Saúde Bucal do bairro Atlântico foi implantada em 2011, e desenvolve várias atividades especiais. Programa deve ser ampliado para outras UBSs.

 

 

Em 2011, a Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Saúde, implantou na UBS Atlâtico a primeira Equipe de Saúde Bucal (ESB) no município de Erechim. O grupo consiste em um programa,realizado em parceria com o Governo Federal, que muda o perfil de atendimento em saúde bucal nos postos de saúde em que ele é implantado.

 

 

Através deste programa, explica o Coordenador de Saúde Bucal da Prefeitura, Alex Sass, é contratado um dentista e auxiliar de saúde bucal para 40 horas semanais de atividade, com o objetivo de realizar, além dos tratamentos curativos que já eram oferecidos pelo município, procedimentos preventivos na área de cobertura da UBS.

Na UBS Atlâtico, primeira a receber o programa em Erechim, além do aumento de número de atendimentos curativos realizados, a ESB também realiza visitas domiciliares a pacientes acamados, palestras para grupo de gestantes, hipertensos e diabéticos, e atividades em grupo de idosos da comunidade, buscando levar informações sobre a prevenção para um maior número de pessoas.

 

Na Escola Municipal Luiz Badalotti, localizada no mesmo bairro, atividades preventivas passaram a ser realizadas pela equipe, como escovação supervisionada com os alunos, palestras, levantamento de índice de cáries e atividades lógicas, com o objetivo de conscientizar as crianças sobre a importância de bons hábitos de higiene oral.

Ainda em 2013, ressalta a Secretaria de Saúde, deve ser implantada a segunda Equipe de Saúde Bucal no município, na UBS São Vicente de Paula. A proposta já conta com parecer favoráel do Conselho Municipal de Saúde. Segundo Sass, expandir o programa de Equipes de Saúde Bucal no município é uma prioridade da Secretaria de Saúde. “O programa tem caráer preventivo e irá reduzir o índice de cáries na UBS em que for implantado, gerando mais saúde e qualidade de vida às pessoas”, disse.