Prefeitura Municipal de Erechim - Polis participa da abertura do 10º Simpósio do Leite e destaca potencial da região
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6998/polis-participa-da-abertura-do-10-simpsio-do-leite-e-destaca-potencial-da-regio

19/06/2013

Polis participa da abertura do 10º Simpósio do Leite e destaca potencial da região

Polis participa da abertura do 10º Simpósio do Leite e destaca potencial da região
Polis participa da abertura do 10º Simpósio do Leite e destaca potencial da região
O prefeito de Erechim Paulo Alfredo Polis recepcionou os convidados, palestrantes e autoridades presentes à abertura do 10º Simpósio do Leite de Erechim. Em seu discurso, Polis pontuou o papel de destaque que a cadeia do leite tem na economia regional, em especial, para os pequenos agricultores familiares. "Na região Alto Uruguai nossos produtores perceberam a oportunidade que o leite trouxe e com trabalho, força e determinação - contando com parceiros estratégicos importantes como a Emater, cooperativas, sindicatos e poder público -, ampliaram sua produção, gerando uma renda diária importante e que hoje é, em grande parte, responsável por contribuir com a permanência do homem no campo", disse o prefeito.
 
 
Conforme Polis, atualmente, os quase 9 mil produtores que atuam na região de abrangência da Emater/RS-Ascar produzem mais de 20 milhões de litros por mês - num fluxo econômico primário superior aos R$ 15 milhões de reais. "Nosso desafio, no entanto, ao passo em que estimulamos a produção com políticas públicas de incentivo e qualificação, é fazermos com que a maior parte desta produção permaneça no Alto Uruguai", assegurou para em seguida anunciar que numa ação integrada com lideranças da AMAU, a região está buscando a atração de empresas que possam industrializar se não a integralidade, ao menos parte da produção no próprio Alto Uruguai. "O caminho é longo e árduo. Mas não podemos esmorecer. Pelo contrário, é preciso ter pró-atividade, organização e foco. E isso não nos falta. Em breve, aliás, esperamos anunciar um investimento substancial nesta área", completou.
 
 
Em Erechim, cerca de 400 produtores trabalham com o leite em sua propriedade. O evento aberto nesta terça-feira (18), segue até amanhã (19) no Polo de Cultura de Erechim. O Simpósio, é organizado pela Associação dos Médicos Veterinários do Alto Uruguai, AMEVAU, e conta com o patrocínio da Prefeitura de Erechim.