Prefeitura Municipal de Erechim - Alunos da Escola Érico Veríssimo visitam Prefeitura e conhecem mais sobre o OP
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6954/alunos-da-escola-rico-verssimo-visitam-prefeitura-e-conhecem-mais-sobre-o-op

10/06/2013

Alunos da Escola Érico Veríssimo visitam Prefeitura e conhecem mais sobre o OP

Alunos da Escola Érico Veríssimo visitam Prefeitura e conhecem mais sobre o OP
Alunos da Escola Érico Veríssimo visitam Prefeitura e conhecem mais sobre o OP

Estudantes entrevistaram equipe do poder Executivo e conheceram um pouco mais da ferramenta de participação popular direta do Governo Municipal


O Salão Nobre da Prefeitura foi o destino de estudantes da Escola Estadual Érico Veríssimo na tarde da última sexta-feira (7) juntamente com integrantes do Programa Institucional de Iniciação à Docência sob coordenação do professor Clóvis Souza da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), e da diretora da escola Adelice Bertuol.

A visita fez parte da “Oficina de Democracia e Representação Política”, projeto que envolve alunos de algumas turmas do Ensino Fundamental Séries Finais e Ensino Médio. Na ocasião 14 estudantes que representavam suas turmas compareceram á Prefeitura e foram recepcionados pela Coordenadora do Orçamento Participativo Terezinha Magaieski juntamente com o Secretário de Coordenação e Planejamento Anacleto Zanella. Questionamentos sobre o funcionamento do Orçamento Participativo e da forma como o Poder Executivo toma suas decisões foram levantados pelos estudantes, que além de acompanharem um vídeo institucional sobre o OP, puderam conversar de perto com o prefeito Paulo Polis e com a vice-prefeita Ana Oliveira.

Para o prefeito Paulo Polis, projetos como esse desenvolvidos na escola Érico Veríssimo são importantes no sentido da construção coletiva e da cidadania. “Com certeza estaremos sempre a disposição de ações desde tipo”, destacou o prefeito que ainda explicou sobre os trâmites dos projetos do Executivo, arrecadação e investimentos do município.

A vice-prefeita Ana Oliveira também atendeu aos estudantes e falou sobre a importância do exercício pleno da democracia, liberdade de expressão e construção permanente do diálogo com a comunidade. “Esse papel é fundamental para o nosso Governo, uma vez que consultamos a população e nos colocamos à disposição para juntos encontrarmos sempre o melhor caminho para Erechim”, salientou a vice-prefeita.

Para o Secretário de Coordenação e Planejamento Anacleto Zanella, “a participação popular através do Orçamento Participativo é uma excelente maneira de aproximar a comunidade das decisões do Governo. Isso é essencial para que tenhamos ações conjuntas que beneficiem a todos, num exemplo muito importante de democracia e cidadania. Esse projeto desenvolvido na Escola Érico Veríssimo é muito salutar não apenas para a comunidade escolar, mas também para nossa equipe de Governo que pôde auxiliar numa ação tão importante na construção de uma visão político-social junto a esses estudantes”, complementou Anacleto.