Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeitura de Erechim, ACCIE, e AMAU confirmam parceria para realização da Frinape 2013
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6947/prefeitura-de-erechim-accie-e-amau-confirmam-parceria-para-realizao-da-frinape-2013

07/06/2013

Prefeitura de Erechim, ACCIE, e AMAU confirmam parceria para realização da Frinape 2013

Prefeitura de Erechim, ACCIE, e AMAU confirmam parceria para realização da Frinape 2013

 

Evento será realizado entre os dias 9 e 17 de novembro buscando destacar e potencializar as riquezas do Alto Uruguai

 

O município de Erechim voltará a sediar, entre os dias 9 e 17 de novembro de 2013, no Parque da ACCIE, uma das maiores feiras-festa da região Norte do Rio Grande do Sul: a Frinape.

O evento que chegará à 14ª edição neste ano será promovido graças a uma parceria firmada entre a Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE) e a prefeitura de Erechim, com o apoio da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU). O anúncio foi realizado durante reunião dos prefeitos da AMAU na tarde desta quinta-feira (6), no Polo de Cultura, com a presença do prefeito Paulo Polis, presidente da ACCIE, Claudionor Mores, presidente da AMAU, prefeita de Itatiba do Sul, Adriana Tozzo, e demais chefes dos executivos municipais.

Para este ano, a Frinape espera contar com a presença de mais de 170 mil pessoas e cerca de 200 expositores das áreas de comércio, indústria, prestação de serviços, agropecuária, máquinas e veículos, além de expositores institucionais de todos os 32 municípios da AMAU.

Conforme o presidente da ACCIE, Claudionor Mores, deverão participar da Feira grandes, médias, pequenas e microempresas, além de pequenos agricultores da agroindústria familiar. “A Frinape é uma feira de negócios, shows, tecnologia, conhecimento e diversão, agregando grande visibilidade para todos que nela expõem seus negócios e marcas, pois recebe público não somente da região, mas de todo o Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina e, também, de outros Estados brasileiros”, pontua Mores.

Conforme acordo firmado entre as lideranças, caberá ao município de Erechim encaminhar – após aprovação legislativa – a quantia de R$ 700 mil para viabilização da Feira. Entre as contrapartidas exigidas pela prefeitura, no entanto, estão a entrada gratuita à população durante pelo menos 3 dias do evento (ficando como sugestão, nestas datas, a doação voluntária de um 1kg de alimento não perecível); a realização da Feira do Livro de Erechim no ambiente da Frinape; e a cedência de um pavilhão da Agroindústria, sem qualquer ônus aos produtores da agricultura familiar. A Frinape também seria palco das atividades do Simpósio Sul-Brasileiro de Grãos, além da realização, numa parceria com a prefeitura, da FENAMATE – Festa Nacional do Mate 2013.

“Penso que a parceria entre a prefeitura e a ACCIE, que já é histórica, está sendo fortalecida com as relações estabelecidas para a Frinape deste ano. Quem ganhará com isso será a população regional, em especial, o público que estará presente e os expositores”, observa Polis.

Aos municípios da AMAU caberá a distribuição de suas potencialidades, marcas e produtos num dos pavilhões da Feira. Há previsão, ainda, de que a escolha da Rainha da Frinape 2013 seja precedida de uma eleição com candidatas de todos os municípios do Alto Uruguai.

O lançamento da Frinape 2013 está previsto para o dia 14 de julho, sendo que o evento deverá contar, ainda, com recursos a serem captados junto a empresas, a partir de projeto aprovado no Ministério da Cultura referente a Lei de Incentivo à Cultura (LIC).