Prefeitura Municipal de Erechim - Desenvolvimento urbano, habitação e mobilidade em pauta na Conferência das Cidades

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6898/desenvolvimento-urbano-habitao-e-mobilidade-em-pauta-na-conferncia-das-cidades

24/05/2013

Desenvolvimento urbano, habitação e mobilidade em pauta na Conferência das Cidades

Desenvolvimento urbano, habitação e mobilidade em pauta na Conferência das Cidades
Desenvolvimento urbano, habitação e mobilidade em pauta na Conferência das Cidades

 

Com o slogan “Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já”, evento que foi realizado em Erechim, trouxe temas fundamentais para o debate e elegeu os delegados para a etapa estadual

 

Durante a sexta-feira (24) o Governo de Erechim, através da Secretaria de Coordenação e Planejamento em parceria com o Conselho Municipal das Cidades, realizaram a Conferência das Cidades, na sede Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Com participação de grande representatividade, o evento antecede a conferência estadual, que será realizada em Porto Alegre entre os dias 14 e 17 de agosto.

As conferências municipais e estadual são etapas integrantes da 5ª Conferência Nacional das Cidades, que este ano terá a temática "Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já" e será realizada entre os dias 20 e 24 de novembro, em Brasília.

Estiveram presentes, na abertura oficial do evento, o prefeito de Erechim, Paulo Polis, o secretário de Coordenação e Planejamento, Anacleto Zanella, o presidente da Câmara de Vereadores, José da Cruz, o presidente do Conselho das Cidades, Ivan Santin, e o diretor geral do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus de Erechim, Eduardo Angonese Predebon, além de representantes de instituições de ensino, sindicatos, movimentos sociais, entidades civis, membros de instituições governamentais e não governamentais.

Segundo o secretário de Coordenação e Planejamento, Anacleto Zanella, a conferência tem uma importância significativa quanto a união de esforços e ideias para o bem comum da sociedade. “Essa primeira etapa teve como objetivo desenvolver a discussão em torno de dois eixos centrais: A Construção da Política Municipal de Desenvolvimento Urbano e Os Desafios na Construção de Políticas Públicas de Habitação e Mobilidade Urbana em Erechim”, explica o secretário, Anacleto frisando que um dos principais desafios é conciliar as tarefas do cotidiano com os desafios da cidade.

De acordo com o prefeito Paulo Polis, as conferências constituem a oportunidade máxima de participação e pactuação política ao construir um espaço para a sociedade compartilhar a elaboração e avaliação das políticas públicas e sua implementação. “As conferências têm uma importância significativa quanto a união de esforços e ideias para o bem comum da sociedade. O importante é a nossa cidade avançar em qualidade de vida no que se refere à habitação, mobilidade urbana e desenvolvimento através da construção de políticas públicas que visem assegurar o acesso à moradia digna, terra urbanizada, água potável, ambiente saudável e mobilidade com segurança”, pontua Polis destacando o Plano Diretor da cidade que equilibra os interesses públicos e privados.

Para o presidente do Conselho Municipal das Cidades, Ivan Santin, o evento é de grande importância em face desta ser uma prerrogativa para que as cidades façam parte do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano tendo, dessa forma, meios de ter acesso a recursos em projetos apresentados. “São todos pensando juntos pela unidade da cidade de Erechim. Sem dúvida o trabalho será uma ferramenta essencial para o crescimento do município”, destaca o presidente.

 

Sistematização das atividades

Após o desenvolvimento dos painéis “A Construção da Política Municipal de Desenvolvimento Urbano: o que somos e o que queremos” e “Desafios na Construção de Políticas Públicas de Habitação e Mobilidade Urbana em Erechim”, o evento foi conduzido com a divisão dos grupos de debate.

Entre os sub-temas da Conferência, foram abordados o planejamento, desenvolvimento urbano, sustentabilidade ambiental, política municipal de habitação, mobilidade urbana, participação popular e democratização dos instrumentos de desenvolvimento urbano.

Esses elementos, a partir de agora, irão pautar a confecção do Plano Plurianual 2014/2017 do município. O evento encerrou com a eleição dos delegados que irão representar a cidade nas próximas etapas da Conferência das Cidades.

Delegados eleitos: Diego Cantele, Magali Mingotti, Terezinha Magaieski, Redenzio Cezar Zordan, Ivan Luiz Santin, Lucas Roberto Farina, Edson Luiz Dal Lago e Carlos Eduardo Terres Bonorino.