Prefeitura Municipal de Erechim - Fórum Municipal de Educação encaminha propostas e discute desafios
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6888/frum-municipal-de-educao-encaminha-propostas-e-discute-desafios

22/05/2013

Fórum Municipal de Educação encaminha propostas e discute desafios

Fórum Municipal de Educação encaminha propostas e discute desafios
Fórum Municipal de Educação encaminha propostas e discute desafios

Instituições de ensino público e privado participaram de etapa preparatória para a Conferência Nacional de Educação

O auditório principal da Uri Campus de Erechim recebeu durante toda a última quarta-feira (22) professores, estudantes, acadêmicos, gestores, pais e representantes de instituições de ensino público e privado do município.

O Fórum Municipal de Educação teve como objetivo incentivar e fortalecer o debate sobre as necessidades educacionais da sociedade brasileira. Esse processo participativo reuniu desafios inerentes à Educação Nacional - nos âmbitos Público e Privado – analisando desafios e oferecendo subsídios ao processo de formulação e implantação das Políticas Públicas, contribuindo com as ações dos poderes públicos.

A professora e diretora acadêmica da Uri Campus de Erechim Elisabete Zanin deu as boas vindas a todos e destacou a importância de se discutir a educação, juntamente com as gestões democráticas e a qualificação constante, e lembrou ainda do papel comunitário que exerce a universidade. A Coordenadora da 15ª Coordenadoria Regional de Educação Graciela Gritti Pauli, também realizou seu pronunciamento voltado à participação e desenvolvimento escolar.

Já o Secretário de Educação Alderi Oldra falou em nome do Governo Municipal destacando ações como as mais de 1200 vagas de creche criadas até agora pela Prefeitura, a vinda da Universidade Federal, a duplicação do Instituto Federal, a implantação do Programa Mais Educação e as discussões em torno de ações pontuais. “Espero que esse encontro nos fortaleça ainda mais como agentes transformadores da sociedade, uma vez que estamos pensando a educação debaixo pra cima, com nossas realidades, necessidades e ações. A educação é fundamental na vida das pessoas, e que o processo de ensino aprendizagem seja cada vez mais qualificado após encontros como o de hoje”, explicou o Secretário Alderi Oldra em seu pronunciamento.

O presidente do Legislativo José da Cruz também esteve presente, e pôde acompanhar juntamente com os demais representantes de instituições de ensino público e privado, a palestra do professor e Diretor do Sindicato dos Professores Privados do Rio Grande do Sul (SINPRO-RS) Amarildo Cenci, que falou sobre a importância da Conferência Nacional de Educação (CONAE), bem como uma das principais reivindicações da categoria junto ao Governo Federal quanto aos investimentos em educação, que segundo Amarildo Cenci, “10% do PIB seria essencial para darmos um salto de qualidade necessário na educação, atualmente os 5% já é pouco e isso abrange principalmente a nossa luta pela aplicação dos royalties do pré-sal, por isso que esses encontros municipais e estaduais em preparação a CONAE são tão importantes”, disse.

Após a abertura oficial os participantes foram divididos para discutir os oito eixos temáticos elencados pelo estatuto da CONAE, compreendidos entre o Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: Organização e Regulação; Educação e diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos; Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde e Meio Ambiente; Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem; Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social; Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho; Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos.

Ao final das discussões e apresentações dos eixos debatidos, foram eleitos os delegados que irão à etapa estadual em preparação a CONAE.