Prefeitura Municipal de Erechim - SAMU já atendeu mais de 3.200 pessoas em Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6843/samu-j-atendeu-mais-de-3200-pessoas-em-erechim

13/05/2013

SAMU já atendeu mais de 3.200 pessoas em Erechim

SAMU já atendeu mais de 3.200 pessoas em Erechim
SAMU já atendeu mais de 3.200 pessoas em Erechim

 

Serviço realiza capacitações sobre primeiros socorros nas escolas locais.

 

 

Além do atendimento a emergências de saúde prestado durante as 24 horas do dia, o SAMU, que atua no município sob supervisão da Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Saúde, tem realizado palestras em escolas do município, a fim de repassar informações e sanar dúvidas sobre operações de primeiros socorros.

O serviço é oferecido a todas as instituições que solicitarem e agendarem as oficinas junto ao SAMU, e traz detalhes importantes sobre cuidados que podem ser fundamentais durante uma situação de emergência, nos minutos que antecedem o deslocamento dos serviços especializados até o local.

 

 

Segundo a coordenadora do SAMU em Erechim, Elaine Grando, durante estas palestras os jovens são alertados sobre os principais erros que se repetem durante estes procedimentos de emergência, bem como orientados a realizarem os cuidados da forma mais eficaz. De todo modo, ela reforça a importância de efetuar o chamado de especialistas para o atendimento, que pode ser acionado através do telefone 192.

 

 

Mais de 3.200 pessoas atendidas pelo SAMU desde o início das atividades em Erechim

 

 

O serviço do SAMU tem fortalecido significativamente o atendimento de emergências na cidade. Desde o início das atividades em Erechim, em outubro de 2011, foram 3.204 ocorrências atendidas pela ambulância, cujo serviço permanece disponível durante as 24 horas do dia, através do telefone 192.

Apenas no ano de 2012, quando operou durante os 12 meses, foram 2.121 atendimentos, numa média de quase 200 atendimentos por mês. Nos quatro primeiros meses de 2013, já foram 639 ocorrências atendidas.

 

 

O secretário de Saúde, Plínio Costa Jr., salienta que o SAMU integra a Política Nacional de Urgências e Emergências, criada pelo Governo Federal em 2003, e ajuda a organizar o atendimento na rede pública prestando socorro à população em casos de emergência. O serviço é disponibilizado pelo Estado, e gestado pela Secretaria Municipal de Saúde.

O que é o SAMU?

 

 

O SAMU - 192 é um serviço que funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica e de saúde mental da população.

 

 

Como funciona o atendimento?

 

O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, profissionais e veículos de salvamento. O socorro é feito após chamada gratuita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.

 

Esse mesmo médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro.

 

 

 

Quando chamar o SAMU?

 

* Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios

 

* Em casos de Intoxicação exógena

 

* Em caso de queimaduras graves

 

* Na ocorrência de maus tratos

 

* Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto

 

* Em casos de tentativas de suicídio

 

* Em crises hipertensivas

 

* Quando houver acidentes/traumas com vítimas

 

* Em casos de afogamentos

 

* Em casos de choque elétrico

 

* Em acidentes com produtos perigosos

* Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte