Prefeitura Municipal de Erechim - PROCON Erechim orienta consumidores sobre crime do leite adulterado
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6818/procon-erechim-orienta-consumidores-sobre-crime-do-leite-adulterado

08/05/2013

PROCON Erechim orienta consumidores sobre crime do leite adulterado

PROCON Erechim orienta consumidores sobre crime do leite adulterado

 

Conforme Ministério da Agricultura lotes com problemas já teriam sido recolhidos dos supermercados. PROCON de Erechim, porém, está atento para demandas que possam surgir junto à população.

 

Representação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Rio Grande do Sul e o Ministério Público do Estado desencadearam nesta quarta-feira (8) a Operação Leite Compen$ado, que resultou no cumprimento de nove mandados de prisão e oito de busca e apreensão nas cidades de Ibirubá, Guaporé, Horizontina.

Análise de amostras realizadas em janeiro de 2013 pelo laboratório oficial do MAPA (LANAGRO Pedro Leopoldo - MG) detectaram a presença de formaldeído em lotes de leite UHT da marca ITALAC, pertencente à GOIASMINAS INDÚSTRIA DE LACTICÍNIOS LTDA, de Passo Fundo; em um lote de leite da empresa LACTICÍNIOS BOM GOSTO (marca Líder), de Tapejara; e um lote na VONPAR ALIMENTOS (marca Mumu), em Viamão.

As investigações, realizadas pelas Promotorias de Justiça Especializada Criminal e de Defesa do Consumidor em conjunto com o Mapa, dão conta que cinco empresas de transporte de leite adulteraram o leite cru entregue para a indústria.

Uma das formas de adulteração identificadas é a da adição de uma substância semelhante à ureia e que possui formol em sua composição, na proporção de 1 kg deste produto para 90 litros de água e mil litros de leite.

A fraude tinha como objetivo aumentar o volume com água e tentar manter os padrões do leite, neste caso a proteína, através da adição da ureia. Conforme o Ministério Público estadual, os transportadores lucravam 10% a mais do que os 7% já pagos sobre o preço do leite cru, em média R$ 0,95 por litro.

Desta forma, o poder público municipal alerta aos consumidores que se certifiquem da origem do leite que possam ter adquirido em supermercados e armazéns da cidade nos últimos dias. A recomendação é para que se evite o consumo dos produtos referente aos seguintes lotes:

 

BOM GOSTO - TAPEJARA/RS - SIF 4182
Leite UHT integral
Marca Líder
Lote: TAP 1 MB

 

GOIASMINAS - PASSO FUNDO/RS - SIF 1369
Leite UHT integral
Marca Italac
Lote: L 05 KM3

 

Leite UHT semidesnatado
Marca Italac
Lote: L 12 KM1

 

Leite UHT integral
Marca Italac
Lote: L 13 KM3

 

Leite UHT integral
Marca Italac
Lote: L 18 KM3

 

Leite UHT integral
Marca Italac
Lote: L 22 KM4

 

Leite UHT integral
Marca Italac
Lote: L 23 KM1

 

VONPAR - VIAMÃO/RS - SIF 1792
Leite UHT integral
Marca Mumu
Lote: 3 ARC

 

Latvida UHT Desnatado (com fabricação em 16 de fevereiro de 2013 e validade até 16 de junho de 2013)

 

O PROCON de Erechim também está atento ao problema e, além de realizar uma busca ativa pelos lotes (seguindo orientação do PROCON estadual), o órgão está ao lado do consumidor na defesa de seus direitos, que vão da substituição do produto com problemas, devolução dos valores pagos até eventual indenização por complicações decorrentes do episódio.

A Vigilância Sanitária de Erechim também integra a força-tarefa para verificar se há no mercado algum lote com problema.

Os consumidores que tiverem em suas casas leites dos referidos lotes ou identificarem a presença do produto no comércio podem, ainda, informar o MPRS através do e-mail consumidor@mp.rs.gov.br, destacando marca, número do lote e data de fabricação.