Prefeitura Municipal de Erechim - CEREST assina termo de adesão com mais 10 municípios do Alto Uruguai
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6816/cerest-assina-termo-de-adeso-com-mais-10-municpios-do-alto-uruguai

08/05/2013

CEREST assina termo de adesão com mais 10 municípios do Alto Uruguai

CEREST assina termo de adesão com mais 10 municípios do Alto Uruguai

Assinatura acontece na sede do CEREST, e garante aos municípios o direito de utilizar os serviços do Centro, cujo foco é a saúde dos trabalhadores da região.

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Alto Uruguai (CEREST-AU) firmará convênio com mais 10 municípios da região nesta quinta-feira (9). A cerimônia de assinatura do termo de adesão e cooperação técnica dos municípios acontecerá no auditório do CEREST, às 9h, com presença dos prefeitos dos municípios - além do prefeito Paulo Polis, representando o município sede do centro, que tem atuação regional e é voltado exclusivamente à saúde do trabalhador.

Os municípios que aderem aos serviços do CEREST nesta quinta-feira são: Aratiba, Áurea, Barra do Rio Azul, Ipiranga do Sul, Cruzaltense, Quatro Irmãos, Faxinalzinho, Entre Rios do Sul e Carlos Gomes. Com estas novas adesões, o CEREST passará a atender 22 municípios do Alto Uruguai.

Para o biênio 2012/2013, a entidade disponibilizará, sem custo, um total de 1.400 exames de diagnóstico aos municípios conveniados. Serão 500 ressonâncias magnéticas, além de 450 ecografias e outras 450 tomografias computadorizadas, além de capacitações e visitas de orientação pré-agendadas pelos municípios.

O plano de aplicação dos recursos do CEREST para o exercício 2013 será apreciado pelo conselho gestor da entidade ainda neste mês de maio.


O CEREST

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Alto Uruguai (CEREST) é um serviço especializado na área da saúde do trabalhador, tendo como objetivo principal a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Entre as ações de destaque estão a vigilância aos ambientes e processos de trabalho; assistência e reabilitação (atendimentos a trabalhadores encaminhados pelo SUS vítimas de doenças e acidentes de trabalho); educação/formação (destinadas a profissionais de saúde, representantes sindicais e comunidade em geral); bem como ações de vigilância epidemiológica.

Equipe multiprofissional

A equipe do CEREST é constituída por um coordenador, um agente executivo especializado, enfermeira, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico do trabalho, motorista, zelador, além de técnicos de enfermagem e de segurança no trabalho.

Quem o CEREST atende

Compete ao CEREST atender a todos os trabalhadores das áreas urbanas e rurais, do mercado formal e informal, com carteira assinada ou não, autônomos, funcionários públicos/privados, desempregados, aposentados e domésticos, com agravos relacionados a trabalho, encaminhados pela rede pública de saúde (SUS).

O CEREST, localizado na rua Passo Fundo, 615 (ao lado da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde), atende de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h.