Prefeitura Municipal de Erechim - Segurança do Rally Internacional é um dos focos do Governo de Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6815/segurana-do-rally-internacional--um-dos-focos-do-governo-de-erechim

08/05/2013

Segurança do Rally Internacional é um dos focos do Governo de Erechim

Segurança do Rally Internacional é um dos focos do Governo de Erechim

Diretoria de Trânsito do município desenvolve ações juntamente com o Comitê de Segurança. Destaque para a pioneira iniciativa de realização de testes de etilômetro nos pilotos que participarão da prova

 

A partir de quinta-feira (16), Erechim recebe a mais importante corrida de rali de velocidade do Brasil. A 16ª edição do Rally Internacional de Erechim abre a programação já na terça-feira (14) quando chegam à cidade as equipes que vão disputar a prova e que já começam a montar seus boxes junto ao Parque de Apoio do evento, que estará localizado no Parque da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (Accie), nas margens das rodovias federais 153 e 480.

Num rali de velocidade, a segurança do evento é de fundamental importância. Justamente por isso, o Comitê de Segurança mantem reuniões semanais desde março deste ano para definir ações que irão garantir não somente à segurança dos pilotos que participam da prova, bem como do público que prestigia o evento.

A Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SSPPS), através da Diretoria de Trânsito, com uma equipe de 40 servidores, estará envolvida no processo desde a organização do trânsito para a Largada Promocional na quinta-feira (16) em frente à Prefeitura, bem como no Parque da Accie com sinalização, orientação do fluxo de veículos e apoio no fechamento das estradas que levam às Provas Especiais do Rally.

Ainda, a equipe de Sinalização da SSPPS realizou a manutenção no local do Rally com pinturas e placas de trânsito, bem como organização das vagas para os coletivos urbanos e táxis em frente ao Parque da Accie.

 

Uso do etilômetro é pioneiro em competições

De acordo com o diretor de Trânsito, Marcelo Aimi, uma das ações de destaque nesta edição do Rally é o uso de etilômetro para realizar testes de alcoolemia nos pilotos que irão participar da prova. “Essa e uma iniciativa inédita e servirá de exemplos para as demais competições de rali de velocidade”, declara.

Segundo o secretário de Segurança, Rafael Testa que, em discussão com o Comitê de Segurança definiu pela aplicação do etilômetro no evento, o esporte é saúde e o Rally de Erechim deve dar o exemplo. “O Governo de Erechim propôs essa iniciativa pioneira que foi aceita por todos do Comitê e, como expõe o famoso dito popular que ‘a palavra convence e o exemplo arrasta’, os pilotos darão exemplo para os condutores de veículos que trafegam pelo trânsito e devem manter a consciência que bebida e direção não combinam”, pontua o secretário.

Para o chefe da Divisão de Regularidade Operacional da Diretoria de Trânsito, Marcos Vinicius Torres é importante salientar que a parceria com os demais órgãos de segurança vem garantindo o sucesso desse evento. “Juntos somos mais fortes e podemos fazer a diferença para atuar na questão da segurança e do trânsito que envolve o Rally Internacional de Erechim. Ainda, vale ressaltar que para a Largada Promocional do Evento deverão ser feitas algumas alterações no trânsito no entorno da Praça da Bandeira nos dias 15 e 16 de maio para que seja possível a montagem da estrutura do evento”, finaliza Marcos.