Prefeitura Municipal de Erechim - Governo formaliza convite para que Lacticínios Tirol invista em Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6790/governo-formaliza-convite-para-que-lacticnios-tirol-invista-em-erechim

02/05/2013

Governo formaliza convite para que Lacticínios Tirol invista em Erechim

Governo formaliza convite para que Lacticínios Tirol invista em Erechim
Governo formaliza convite para que Lacticínios Tirol invista em Erechim

 

Prefeito Paulo Polis entregou à direção da Tirol proposta para que o município receba nova planta industrial da empresa para processamento e industrialização de 2 milhões de litros de leite por dia

 

O prefeito Paulo Polis, acompanhado dos secretários municipais de Planejamento, Anacleto Zanella, e Desenvolvimento Econômico, Edgar Marmentini, visitou a direção da Lacticínios Tirol Ltda, em Treze Tílias/Santa Catarina, levando proposta do município de Erechim para receber a nova planta industrial que a empresa catarinense pretende implantar na região Sul do país.

O governo, desta forma, busca encontrar uma alternativa para que a produção leiteira do Norte do RS fique na região. A comitiva erechinense foi recebida pelo diretor da Tirol, Tarso Dresch, e pelo gerente de relações institucionais da empresa, Valter Antonio Brandalise.

Conforme o prefeito Polis, a Tirol deverá anunciar nos próximos meses o Estado escolhido para o maior investimento em infraestrutura de sua história. “Eles estão buscando área para instalar uma unidade para processamento e industrialização de leite e derivados que deverá operar com mais de 2 milhões de litros de leite por dia, gerando mais de 500 empregos diretos e milhares de outros indiretos. Sabendo desta possibilidade, fomos ao encontro da direção da empresa levar a nossa proposta”, explica o prefeito.

Hoje, os estados mais cotados para receber os investimentos são Rio Grande do Sul e Paraná, sendo que a produção leiteira das regiões Norte e Noroeste do RS despertou o interesse dos catarinenses.

Depois de entregar relatório com os dados técnicos e da produção leiteira local, fornecidos pela Emater/RS-Ascar, o prefeito Polis e secretários Anacleto e Marmentini conheceram as exigências da Tirol para definir o local das futuras instalações. Entre elas, estão a necessidade de uma área de 1 milhão de metros quadrados localizada às margens de uma rodovia federal (BR) e a possibilidade de utilização de 2 milhões de litros de água/dia para a produção.

Durante a reunião, o prefeito Polis também trouxe ao debate a possibilidade de que a Tirol arrende a unidade da LBR/Bom Gosto, em Gaurama.

Conforme dados da Emater/RS-Ascar, a região de Erechim produz diariamente 680 mil/litros de leite, representando um fluxo econômico primário de R$ 15,3 milhões aos produtores locais.

 

Quem é a Tirol

No dia 26 de setembro de 1974, a Lacticínios Tirol Ltda, iniciou suas atividades na industrialização de leite pasteurizado. Pouco depois, ampliou a indústria e passou a produzir outros produtos lácteos na cidade de Treze Tílias, região Meio-Oeste de Santa Catarina. Inicialmente a produção era de 200 litros de leite/dia, captados somente no município.

Com um forte trabalho de conscientização e incentivo à pecuária de leite chegou-se a uma produção diária acima de 1 milhão por dia. Para conseguir industrializar este volume de leite, a Tirol adquiriu uma nova unidade localizada na cidade de Chapecó. Posteriormente, uma nova e moderna unidade foi construída pela Tirol em Linha Caçador, em Treze Tílias. Atualmente, o leite é captado nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Por isso, a Tirol conta com 19 postos de captação, onde são realizadas a análise e resfriamento do leite.

A Tirol oferece uma variada linha de produtos, como queijos, creme de leite, requeijão, doce de leite, iogurte, leite pasteurizado, leite em pó, e o carro-chefe: o leite longa vida, desenvolvido com equipamentos e tecnologia sueca, sendo envasados aproximadamente 700 mil litros/dia na unidade de Treze Tílias.

Preocupada em acompanhar o desenvolvimento tecnológico e satisfazer as necessidades de seus consumidores, a Tirol tem investido no aprimoramento da qualidade e no desenvolvimento de novos produtos. Além de contar com uma estrutura de logística que facilita a distribuição de seus produtos, hoje são 52 distribuidores nos estados de Santa Catarina e Paraná e 16 representantes entre os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

A empresa é líder nacional na comercialização de leites UHT e é também a marca de leite mais lembrada nos estados do Paraná e de Santa Catarina.