Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim comemora 95 anos nesta terça-feira
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6780/erechim-comemora-95-anos-nesta-tera-feira

30/04/2013

Erechim comemora 95 anos nesta terça-feira

Sessão solene em homenagem à cidade será realizada na Câmara de Vereadores. Shows na Praça Jayme Lago complementam atividades referentes à data.

Erechim comemora 95 anos nesta terça-feira

Sessão solene em homenagem à cidade será realizada na Câmara de Vereadores. Shows na Praça Jayme Lago complementam atividades referentes à data.

Localizado ao norte do Rio Grande do Sul, Erechim comemora seu 95º aniversário de emancipação político-administrativa nesta terça-feira, 30, na condição de cidade-polo da região Alto Uruguai. Caracterizada pela diversidade étnico-cultural, capacidade de trabalho de seu povo e elevado índice de qualidade de vida, o município é conhecido estadual e nacionalmente como a 'Capital da Amizade'.

Para marcar os 95 anos, dois eventos serão realizados durante a noite, dando início à contagem regressiva para o centenário do município, que será completado em 2018. Às 20h, na Câmara de Vereadores, o Legislativo municipal organiza uma sessão solene em homenagem à data. Autoridades, vereadores municipais e convidados devem estar presentes ao evento que acontece no Plenário da Câmara de Vereadores.

No mesmo horário, a população poderá desfrutar de uma atração cultural que integra a programação oficial da Prefeitura de Erechim para a data, iniciada no dia 5 de abril com a apresentação da Banda Marcial dos Fuzileiros Navais da Marinha. O show desta terça-feira contará com as bandas Os Payadores e banda Mercosul, e será realizado às 20h, na Praça Jayme Lago. Em caso de chuva, o evento será transferido.

XXI Rústica Cidade de Erechim finaliza programação do município no próximo domingo

Também em comemoração aos 95 anos da cidade, e encerrando a programação oficial do aniversário promovida pela Prefeitura, acontece no próximo domingo a XXI Corrida Rústica Cidade de Erechim, uma das mais bem conceituadas provas da categoria no sul do país, e que reúne atletas de diversos estados.

O evento será realizado a partir das 8h30min, quando será dada a largada da categoria infantil. A categoria mirim corre às 9h30min. Finalizando a prova, a categoria adulto realiza sua prova às 09h45min. As inscrições podem ser efetuadas no site www.corridaerechim.webnode.com até o dia 3 de maio.

Mais informações sobre Erechim – Prefeito destaca perfil empreendedor do cidadão erechinense

O índice Firjan de Desenvolvimento dos Municípios, divulgado em 2012, apontou a cidade como a 13ª mais desenvolvida, entre as 497 gaúchas. O Produto Interno Bruto (PIB) de Erechim também corrobora o uso do adjetivo “desenvolvido”, quando associado ao município. Segundo dados de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município, colonizado basicamente por imigrantes italianos, alemães, poloneses e judeus, tem o 17º maior PIB gaúcho. Esta colocação no índice, que quando analisada de forma per capta ultrapassa o valor de R$20 mil, é impulsionada pela matriz econômica industrial. Segundo o prefeito Paulo Polis, o empreendedorismo do erechinense é algo que caracteriza o cidadão local. “De Erechim nascem para o mundo cascos de navios, balas, ônibus, biocombustíveis, carnes, grãos, cadeiras, livros, veículos especializados de todos os tipos... mas, acima de tudo, nascem pessoas com fibra, força, coragem e fé. Isto está no nosso DNA, na nossa alma. Dentro do coração”, destaca o prefeito.

Ainda que a agropecuária mantenha uma produção diversificada e a prestação de serviços esteja ganhando expressividade, o setor secundário é o que mais contribui com o destaque econômico que a cidade ostenta. Pois, as cerca de 700 indústrias instaladas no município produzem mais de 37% da arrecadação municipal.

É com o objetivo de fortalecer esta matriz econômica que dois novos distritos industriais estão sendo criados no município. Somente para a aquisição da área de um deles, onde será instalado o Distrito Industrial Norte na saída para Concórdia/SC, cerca de três milhões de reais foram investidos, sendo que as obras de infraestrutura para a instalação das primeiras empresas devem iniciar nos próximos meses. O espaço, que deverá abrigar indústrias de diferentes segmentos, terá um milhão de metros quadrados.

A instalação deste Distrito se soma a outros projetos que impulsionam o desenvolvimento industrial no município, como a abertura de outro Distrito Industrial, às margens da RSC 480. A criação do Corredor do Desenvolvimento, que liga o final do perímetro urbano de Erechim ao trevo do Distrito de Capo-erê pela RS 135, também já vem recebendo obras de diversas empresas que se instalarão no local.

Hospital Santa Terezinha é referência em serviços

Erechim é sede do Hospital Santa Terezinha, que atende em média 1.000 pacientes por dia oriundos de 90 municípios da macrorregião Norte do RS. Apenas em 2012, a casa de saúde realizou mais de 370 mil exames , 14.976 internações e 8.638 cirurgias (sendo apenas 44% delas de pacientes de Erechim). Esta demanda torna o hospital, conforme a secretaria estadual de Saúde, um dos mais produtivos e resolutivos do Rio Grande do Sul. No segundo semestre deste ano, o hospital irá duplicar sua capacidade instalada de procedimentos cirúrgicos – de 600 cirurgias/mês para 1.200 – a partir da construção de um novo bloco cirúrgico. Também em 2013 deve ter início a construção de uma Unidade Oncológica no Santa Terezinha.

A inauguração de uma Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA 24 horas), qe deverá desafogar o pronto socorro do Santa Terezinha também está prevista para o 2º semestre do ano. A cidade conta, ainda, com um hospital filantrópico, o Hospital de Caridade, que presta importantes serviços à comunidade regional.14.976 internações e 8.638 cirurgias (sendo apenas 44% delas de pacientes de Erechim). Para o segundo semestre de 2013, está prevista a inauguração de um novo centro cirúrgico no Santa Terezinha, que irá dobrar a capacidade instalada de 600 cirurgias/mês para 1.200 cirurgias por mês.14.976 internações e 8.638 cirurgias (sendo apenas 44% delas de pacientes de Erechim). Para o segundo semestre de 2013, está prevista a inauguração de um novo centro cirúrgico no Santa Terezinha, que irá dobrar a capacidade instalada de 600 cirurgias/mês para 1.200 cirurgias

Desenvolvimento e qualidade na educação

Anualmente crescendo acima da curva da meta projetada pelo Ministério da Educação, de acordo com dados do Índice da Educação Básica (Ideb), Erechim visa ter 100% da sua população em idade de Creche, Pré-escola e Ensino Fundamental matriculada em instituições de ensino até 2018, quando o município irá completar 100 anos.

Para isso, desde 2009, mais de mil vagas foram criadas apenas para receber as crianças que precisam de matrículas em creche. O desafio para os próximos quatro anos é de que os números sejam mantidos e ampliados com qualidade no ensino através da construção de novas escolas de Educação Infantil, parcerias com instituições de ensino e de assistência social, ampliação do espaço físico das já existentes e qualificação constante dos professores.

Além disso, a cidade é pioneira na inclusão digital de alunos e professores da rede municipal – sendo que 4 mil netbooks foram distribuídos aos estudantes (PROUCA) e outros 450 netbooks aos professores do município. Os equipamentos são utilizados em atividades de sala de aula.

Erechim ainda é destaque na alimentação escolar (com 100% dos alimentos oferecidos às crianças oriundos da agricultura familiar do município e região) e também no ensino integral na rede pública de educação. Instituído nas seis escolas municipais de Ensino Fundamental urbanas, o Programa Mais Educação atende, em 2013, mais de 1,5 mil estudantes, durante sete horas diárias. Além dos conteúdos programáticos e das atividades pedagógicas, os estudantes participam de atividades como: rádio escolar, fotografia, basquetebol, futsal, informática, karatê, acompanhamento pedagógico, banda escolar, atletismo, judô, desenho, jornal escolar, handebol, capoeira, percussão, teatro, taekwondo, artesanato popular, dança, leitura e produção textual, música e inúmeras outras atividades dos macrocampos Esporte e Lazer, Cultura e Arte, Comunicação e Uso de Mídias e Acompanhamento Pedagógico.

Além da educação básica municipal, estadual e privada, Erechim ainda conta com instituições de Ensino Superior e Técnico. Destaque para a Universidade Regional integrada (URI), a Faculdade Anglicana de Erechim (FAE), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) – que oferta cursos superiores em tecnologia de forma gratuita para a população da Microrregião de Erechim desde 2009 – e a Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) – que recebe 1,6 mil alunos (94% egressos da rede pública de ensino) e que terá sua primeira turma de graduandos em 2014.