Prefeitura Municipal de Erechim - Mais de 600 pessoas já participaram das assembleias do OP
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6778/mais-de-600-pessoas-j-participaram-das-assembleias-do-op

29/04/2013

Mais de 600 pessoas já participaram das assembleias do OP

Dentre as seis assembleias realizadas até agora, Região 4 que compreende os núcleos Atlântico, Redenção, Maria Clara, Alvorada e Rio Poço teve o maior número de participantes até agora


As assembleias do Orçamento Participativo estão apenas começando, e depois de seis encontros mais de 600 pessoas já participaram das reuniões que decidirão os investimentos prioritários do Governo Municipal, em relação às necessidades regionais que abrangem toda a cidade em 2014.

A assembleia da noite da última quinta-feira (25) foi a maior até agora realizada, mobilizando 156 pessoas da Região 4, que abrange os núcleos do Atlântico, Maria Clara, Redenção, Alvorada e Rio Poço. Houve também a participação da comunidade do Novo Atlântico que somou-se ao núcleo Alvorada. Como demanda prioritária, o núcleo Atlântico elegeu o auxílio para o fechamento da parte inferior do ginásio de esportes da comunidade, e como demanda regional houve a indicação de mais investimentos na área da saúde. Foram eleitos como delegados Willian Zorascki, Odacir Ramos, Jaime Favretto, Clarice Martinelli e Maria Helena Scrowonski.

O núcleo Maria Clara elegeu como prioridade para 2014 a desapropriação de área verde, para a construção de um centro esportivo. Os delegados eleitos foram Ademir Auler e Cláudio de Oliveira. A demanda regional ficou por conta da construção de mais uma escola próximo ao bairro. No núcleo Redenção, os delegados Luis Carlos dos Santos e Marilei Terezinha Faion Zonin defenderam a prioridade de revitalização de área verde, e como demanda regional a ampliação da escola com melhorias da segurança.

Já a comunidade do núcleo Alvorada elegeu como prioridade o calçamento e tubulação na rua Abílio Macri, e como delegados a comunidade elegeu Adavilson Santos de Oliveira, Alessandra Bareta e Mariza Vicentini. A comunidade do Rio Poço elegeu como prioridade a possibilidade de melhoria no sinal de internet e celular. Os delegados que representarão o núcleo são Casemiro Kikulski, Edegar Miosso e Valdir Antônio Veliko.

Na oportunidade os servidores da Prefeitura de Itatiba do Sul Cláudio Kessler e Osvaldo Suelo, acompanharam os trabalhos realizados na assembleia para a implantação da ferramenta popular no município, aos moldes de como é desenvolvida em Erechim.

Na última quarta-feira (24), foi a vez da Região 5, compreendida entre os núcleos Sagrada Coração de Jesus e Linho, realizarem a sua assembleia. A comunidade do bairro Linho optou como prioridade a construção de um ginásio de esportes, e como demanda regional o asfaltamento de ruas no bairro por onde passa o transporte coletivo. Os delegados eleitos foram Valdemir Zelik, Ademir da Rosa, Vilmar Dzingelewski e Levino Petzhald.

A comunidade do Sagrado Coração de Jesus votou como prioridade o asfaltamento da rua Anita Garibaldi, e como demanda regional maior investimentos em saúde, e o delegado eleito foi Edson Luis Tonello.

 

Interior

No sábado (27) foi a vez da festa da democracia popular chegar até a comunidade da Linha São Brás, onde foi realizada a assembleia da Região 14 que compreende os núcleos Linha 4 Rio Turvo, Linha América, Linha Batistella, Linha Santa Tereza, Linha São Brás e Linha São Francisco.

As demandas regionais de todas as comunidades em questão foi a de investimentos em maquinário para a agricultura, e instalação de antenas para sinal de internet. O Secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar Luis Carlos Parise, também esteve presente na assembleia, e falou aos presentes sobre projetos, ações e mecanismos que a secretaria usará para realizar seus trabalhos para melhor atender às comunidades do interior do município.

Já o secretário de Coordenação e Planejamento Anacleto Zanella destacou a participação das comunidades do interior, e anunciou os números parciais da participação popular nas assembleias do OP. “Até agora já são mais de 600 pessoas que participaram das reuniões e opinaram sobre o desenvolvimento de nossa cidade, se continuarmos nesse ritmo de uma média de 100 pessoas por assembleia, com certeza superaremos o número de participantes dos últimos quatro anos, o que nos leva a ter a certeza de que as diferentes comunidades já entenderam a importância de participar junto ao governo das ações que visam desenvolver a cidade, essa é uma forma onde todos saem ganhando, e prova disso está na grande adesão e participação que estamos tendo em todas as assembleias, seja no interior ou nos centros urbanos”, explicou o secretário Anacleto Zanella.

Como prioridade para 2014 a comunidade da Linha São Brás votou pelo auxílio na conclusão do salão comunitário, e como delegados elegeu Joel Dariva e Narciso Bandiera. A comunidade da Linha São Francisco, também optou pelo auxílio na conclusão do salão comunitário, elegendo como delegados Sergio Sadovinick e Ivane Tortelli.

O núcleo da Linha Batistella elegeu como prioridade o auxílio na reforma do salão comunitário e a compra de uma câmara fria, e terá como representantes os delegados Dionísio Batistella e Marcelo Maróstica. Na Linha 4 Rio Turvo, a comunidade elegeu como delegado Leocir Dalla Costa e como prioridade o auxílio para a construção do salão comunitário. O núcleo da Linha América optou como prioridade a manutenção de auxílio para a conclusão do salão comunitário, e elegeu como delegados Valdecir Tochetto, Kellin Skrovonski e Giovani Solenta.

Por fim a comunidade da Linha Santa Tereza optou como prioridade auxílio para reforma da cozinha do clube e compra de utensílios. Os delegados eleitos da comunidade é Antônio Bombardelli.