Prefeitura Municipal de Erechim - Inclusão e solidariedade marcam etapa do I Circuito de Corridas da Educação Integral
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6769/incluso-e-solidariedade-marcam-etapa-do-i-circuito-de-corridas-da-educao-integral

25/04/2013

Inclusão e solidariedade marcam etapa do I Circuito de Corridas da Educação Integral

Evento fez parte das comemorações dos 10 anos da EMEF Luiz Badalotti. Emoção e muita disposição mobilizou comunidade no bairro Atlântico

 

A manhã da última quinta-feira (25) foi especial não apenas para os mais de 200 participantes da etapa Luiz Badalotti do Circuito de Corridas da Educação Integral, mas para toda a comunidade escolar que compareceu nas proximidades da EMEF Luiz Badalotti no bairro Atlântico, para acompanhar a competição que está unindo cada vez mais, estudantes e comunidades das Escolas que fazem parte da rede de Educação Integral do Sistema Municipal de Ensino.

O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Educação, coordenações das escolas, professoras comunitárias, estagiários, monitores e professores da Educação Integral e Programa Mais Educação, juntamente com o apoio das secretarias de Saúde, Cultura, Esporte e Turismo e Segurança Pública e Proteção Social.

Em comemoração aos seus 10 anos, a EMEF acrescentou em seu calendário de atividades em alusão ao aniversário a etapa do Circuito de Corridas da Educação Integral, e levou às ruas centenas de pessoas que acompanharam as disputas nas etapas Mirim, Infantil e Juvenil. Logo na primeira largada da manhã na categoria Mirim, uma cena peculiar chamou atenção dos presentes.

Tratava-se do aluno Andrei Cauã Soares do Nascimento, estudante da EMEF Othelo Rosa e portador de deficiência física, o que definitivamente não foi empecilho algum para participar da etapa de corrida na categoria Mirim, uma vez que tem oito anos de idade. Enquanto as crianças alinhavam-se para a largada Andrei era vigiado por uma monitora para que largasse em seguida. Tão logo foi dada a largada pelo coordenador Diego Telles, a disputa foi sendo acirrada no grupo da ponta nos 400 metros, porém com muita calma e determinação o estudante Andrei ia passo a passo cumprindo o trajeto sob forte salva de palmas e frases de incentivo pelo público presente. E foi assim que encerrou a prova com um sorriso largo no rosto, suor na pele e um orgulho sem tamanho.

“Esse exemplo é muito significativo uma vez que temos na inclusão, um pilar muito forte de socialização em nossas escolas. Eventos que integram os estudantes e comunidade escolar, como é o caso do Circuito de Corridas da Educação Integral, serão sempre incentivados por todos nós, uma vez que o resultado além da integração, é uma forma de criarmos em nossos estudantes o espírito de superação de seus limites, autoconfiança e é claro habilidade e concentração. Todos estão de parabéns pelo sucesso do evento”, destacou o Secretário de Educação Alderi Oldra.

Também esteve presente no evento o Secretário de Coordenação e Planejamento Anacleto Zanella, que juntamente com as equipes diretivas das escolas participantes e ao lado do secretário Alderi Oldra, realizou a entrega de medalhas aos vencedores das diferentes categorias, no pódio improvisando na entrada da Igreja Santa Luzia.

Todos os estudantes receberam medalhas de participação bem como certificados da Secretaria de Educação. A classificação completa das provas estará disponível através do site: www.corridaeducacaointegral.webnode.com a partir de sexta-feira (26). O evento ainda contou com a parceria da Floricultura Zanchet, Sul Frutas, Corsan e Pódiun Esportes. Outras etapas serão realizadas em breve.