Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim é homenageada na Assembleia Legislativa por seus 95 anos
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6768/erechim--homenageada-na-assembleia-legislativa-por-seus-95-anos

25/04/2013

Erechim é homenageada na Assembleia Legislativa por seus 95 anos

A cidade de Erechim, a partir de proposição do deputado estadual Altemir Tortelli, foi homenageada em Grande Expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado na tarde desta quinta-feira (25) por seus 95 anos de história, que serão comemorados no próximo dia 30. A solenidade teve participação de uma comitiva do Governo Municipal, liderada pelo prefeito Paulo Polis e pela vice-prefeita Ana Oliveira.

A sessão foi presidida pelo deputado Paulo Odone. Além de Altemir Tortelli, também participou da homenagem o deputado Gilberto Capoani. Juntamente com o prefeito Polis e a vice Ana Oliveira, prestigaram o evento o presidente da Câmara de Vereadores de Erechim, José da Cruz; o vereador Sérgio Alves Bento; o chefe de gabinete do Prefeito, Alam Comin; o secretário municipal de Comunicação, Salus Loch; e o presidente da UNIMED Erechim, Alcides Mandelli Stumpf, representando a AACIE.

Durante a homenagem, foram destacados aspectos que tornam Erechim uma cidade única e especial para seus quase 100 mil habitantes, bem como para toda região Alto Uruguai, da qual é a cidade polo. “Erechim, hoje, está aberta para o desenvolvimento, atento às oportunidades de um novo tempo, consolidando-se como um dos municípios mais importantes do Estado”, destacou o deputado Tortelli durante seu pronunciamento.

O índice FIRJAN, que mede o desenvolvimento dos municípios, divulgado em 2012, aponta Erechim como a décima terceira cidade melhor desenvolvida entre as 497 cidades gaúchas. O indicador, que considera como variantes os índices de emprego e renda, educação e saúde, coloca o município entre os 30 do Rio Grande do Sul que apresentam alto desenvolvimento. Segundo dados do último senso do IBGE, Erechim é também o município gaúcho com o 17º melhor PIB.

Durante solenidade em Porto Alegre, Erechim também foi destacada por sua grande capacidade empreendedora. Conforme levantamento produzido pela Revista Amanhã, seis empresas com sede em Erechim estão entre as maiores empresas do sul do país. A pluralidade também foi ressaltada durante a homenagem: além da indústria, a cidade também é um polo econômico na área de agricultura, além das microempresas, responsáveis por oito de cada dez empregos formais gerados, e da educação, área na qual o município vem se tornando um polo de destaque não apenas estadual, como também nacional. Além disso, outras grandes virtudes como a promoção de eventos e de lazer, o destaque no esporte e a variedade cultural e étnica foram citadas.

Estes valores são ressaltados pelo prefeito Paulo Polis como característica de um povo que é empreendedor, dinâmico e cooperativo. “A construção desta cidade empreendedora, com oportunidades para todos, é uma conquista de toda a população de Erechim. É para ela que dedicamos este momento tão especial que é o aniversário de 95 da cidade, uma cidade que ruma para seu centenário com ótimas prospecções”, destaca o prefeito.

Em nome da Prefeitura Municipal, ele ressalta que o papel da administração pública é continuar trabalhando para que Erechim chegue a esta data simbólica, o centenário, com uma qualidade de vida cada vez melhor para sua população. “Estamos trabalhando em todas as frentes, buscando expandir e qualificar serviços e obras nas mais diversas áreas, proporcionando para a cidade um crescimento sustentável, que possa atender às necessidades da população”, diz Polis.