Prefeitura Municipal de Erechim - Governo de Erechim prestigia solenidade de Tiradentes
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6749/governo-de-erechim-prestigia-solenidade-de-tiradentes

22/04/2013

Governo de Erechim prestigia solenidade de Tiradentes

 

Patrono da Polícia Militar foi homenageado durante evento organizado pela Liga de Defesa Nacional. Autoridades civis e militares estiveram presentes na Praça Boleslau Skorupski

 

O aniversário de morte de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira e Patrono da Polícia Militar foi lembrado neste domingo (21) durante homenagem organizada pela Liga da Defesa Nacional (LDN)/Núcleo de Erechim.

O evento, realizado na Praça Boleslau Skorupski, contou com a presença do presidente da LDN/Núcleo de Erechim, capitão da BM Maurício Paraboni Detoni, do secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Rafael Testa, representando o Governo de Erechim, do presidente da Câmara de Vereadores, José da Cruz, do delegado titular da 17ª Delegacia do Serviço Militar, tenente Dorgival Miranda Silva, do comandante interino do 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM), major Ricardo Alex Hofmann, do bispo Dom José Gislon, além de autoridades da Brigada Militar, Polícia Civil, demais autoridades civis, parlamentares, assessores e imprensa.

O ato também foi prestigiado por representantes da Associação Nacional de Reservistas de Erechim, Associação de Reservistas da Classe 54 de Getúlio Vargas, Associação de Reservistas de Jacutinga, 19ª Região Tradicionalista do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Grupos de Escoteiros Tupinambás e Acauã de Erechim e Sociedade Banda de Música de Erechim.

O delegado titular da 17ª Delegacia do Serviço Militar, tenente Dorgival Miranda Silva, foi o primeiro a homenagear o líder comunitário, que ocupa espaço destacado na história do Brasil. Ao recordar a trajetória de vida de Tiradentes, o militar o definiu como um herói que personifica o sentimento de nacionalidade.

O bispo Dom José Gislon pediu um minuto de silêncio pela morte de Tiradentes e de todos os policiais que perderam a vida no último ano em defesa da sociedade.

O Dia do Policial foi recordado em Boletim Especial, emitido pelo Comando Geral da Brigada Militar, onde o coronel Fábio Duarte Fernandes menciona que, em média, 20 mil brigadianos levam o nome da BM diariamente a todo o Estado. Ao destacar que são nove ocorrências atendidas por minuto pelos brigadianos, ele conclui que o dia é de comemoração, mas também de fortalecimento de laços institucionais.

O comandante interino do 13º BPM, major Ricardo Alex Hofmann, justificou a homenagem a Tiradentes, afirmando que ela ocorre porque seu feito de coragem e amor à Pátria fez com que ele se destacasse dentre todos os outros importantes defensores da Nação, enfatizando que, por justiça, foi aclamado como Patrono das Polícias Militares do Brasil.

O presidente da LDN/Núcleo de Erechim, capitão da Brigada Militar, Maurício Paraboni Detoni, teceu agradecimentos ao 13º BPM, pelo apoio às ações da entidade, à Prefeitura de Erechim, pela logística e recursos que têm possibilitado desenvolver o trabalho no município, à Câmara de Vereadores, também pelo apoio às iniciativas, à Associação Nacional de Reservistas de Erechim e à Sociedade Banda de Música de Erechim, pela presença constante e brilho especial que concedem às solenidades. O oficial também externou sua gratidão aos grupos de Escoteiros, que definiu como o futuro da Nação, destacando o trabalho de preservação de valores como o amor à Pátria. Ao lembrar que a Liga se mantém ativa e participativa graças ao apoio de todos, manifestou seu desejo de que o ideal de liberdade defendido por Tiradentes se perpetue.