Prefeitura Municipal de Erechim - Equipes das Escolas que integram Educação Integral participam de reunião do PDDE
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6737/equipes-das-escolas-que-integram-educao-integral-participam-de-reunio-do-pdde

18/04/2013

Equipes das Escolas que integram Educação Integral participam de reunião do PDDE

Secretaria Municipal de Educação realizou reunião para analisar investimentos e prestar contas dos recursos aplicados oriundos do Programa Dinheiro Direto na Escola Educação Integral, do Governo Federal. Desde sua implantação, já foram aportados mais de R$ 700 mil em ações da Educação Integral


O Governo Municipal através da Secretaria de Educação, realizou na manhã da última quinta-feira (18) nas dependências da secretaria, uma reunião com professoras, diretoras e presidentes dos Conselhos de Pais e Mestres das escolas do Sistema Municipal de Ensino, que aderem ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)/Educação Integral, do Governo Federal, através do Ministério da Educação.

O Programa Dinheiro Direto na Escola tem como objetivo reforçar a autonomia gerencial e participativa de alunos, pais, professores, e demais servidores da educação, incentivando a autogestão escolar e o exercício da cidadania através da participação da comunidade no controle social. O recurso é repassado uma vez por ano e seu valor é calculado com base no número de estudantes matriculados na escola, segundo o Censo Escolar do ano anterior.

Atualmente o Município trabalha com três frentes do Programa Dinheiro Direto na Escola. São elas o PDDE Plano de Desenvolvimento da Escola, PDDE Educação Integral e PDDE Acessibilidade.

Os recursos do PDDE Educação Integral, são utilizados para a aquisição de material permanente; manutenção, conservação e pequenos reparos da unidade escolar; aquisição de material de consumo necessário ao funcionamento da escola; avaliação de aprendizagem; implementação de projeto pedagógico e desenvolvimento de atividades educacionais.

Desde a sua implantação em 2010 até agora, já foram recebidos do Governo Federal por meio do PDDE Educação Integral R$ 773.465,94, para atender as seis escolas que desenvolvem o Programa Mais Educação no Sistema Municipal de Ensino.

Na ocasião a chefe do setor Administrativo da Secretaria de Educação Lisiane Zamboni, e a diretora da Educação Integral Juliana Wrusblewski, realizaram uma apresentação sobre o funcionamento e prestação de contas do PDDE Educação Integral nas escolas EMEF Cristo Rei, Othelo Rosa, Caras Pintadas, Luiz Badalotti, Paiol Grande e D. Pedro II, que atendem atualmente 1543 estudantes. Houve ainda a primeira participação da direção da EMEF Jaguaretê, que terá Educação Integral em Jornada Ampliada em 2014, sendo a pioneira das escolas do meio rural a aderir ao Programa Mais Educação.

O secretário de Educação Alderi Oldra deu boas vindas aos presentes, e destacou o trabalho conjunto realizado no município, “quero agradecer e muito o esforço de cada equipe diretiva, pedagógica e funcionários das escolas e em especial aos Conselhos de Pais e Mestres que estão aderindo ao desafio lançado por nós, de realizarem ao menos uma vez por mês atividades integradoras abrangentes nas escolas. Destaco ainda a importância da família, que deve sempre viver a escola, e consequentemente criar um ambiente cada vez mais direto com as atividades nela desenvolvidas”, observou.