Prefeitura Municipal de Erechim - Pronatec forma mais 130 profissionais em Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6729/pronatec-forma-mais-130-profissionais-em-erechim

17/04/2013

Pronatec forma mais 130 profissionais em Erechim

 

Programa em parceria entre os governos Federal e Municipal certificou alunos de 11 cursos técnicos num total de 17 turmas. Em 2012, mais de 400 profissionais foram certificados através do Pronatec ampliando a oferta de mão de obra qualificada no município

 

Na noite de terça-feira (16) o plenário da Câmara de Vereadores foi palco da última formatura das turmas de 2012 do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), desenvolvido pelo Governo de Erechim, através da Secretaria de Cidadania, em parceria com o Governo Federal, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Social do Comércio (Senac).

A solenidade aconteceu às 19 horas e contou com a presença do prefeito de Erechim, Paulo Polis, e da vice-prefeita, Ana Oliveira, bem como da secretária de Cidadania, Maria Dolores Mafacioli Golin, do diretor do Senai-Erechim, Delnei da Cunha Fialho, do diretor do Senac, Tiago Feron, da gestora de Supervisor Demandante do Pronatec, Lurdes Shirlei Sartori, além de representantes de entidades civis, associações, entidades educacionais, parlamentares, assessores e membros da imprensa.

Ao todo, 132 alunos de 17 turmas receberam a certificação nos cursos de Cuidador de Idosos, Manicure e Pedicure, Vendedor, Organizador de Eventos, Auxiliar Administrativo, Costureiro Industrial de Vestuário, Operador de Torno com Comando Numérico, Encanador Instalador Predial, Desenhista Mecânico, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão e Eletricista Industrial.

O Pronatec tem como principal objetivo, a formação e capacitação de mão de obra técnica e especializada nos mais diversos ramos e setores. Para alcançar seu objetivo, são pré-matriculados junto aos cursos técnicos, alunos do ensino fundamental e médio incompleto da rede pública de ensino, participantes do programa Bolsa família e pessoas que fizeram uso do salário desemprego por um período determinado de tempo. Os beneficiados pelo programa estão cadastrados no Cadastro Único, cujos rendimentos da família não ultrapassam três salários mínimos.

 

Qualificação para o mercado de trabalho

Em 2012 mais de 430 profissionais já haviam sido certificados através do Pronatec em Erechim, tornando-se aptos a ingressar no mercado de trabalho. De acordo com o prefeito, Paulo Polis, são bons projetos como esse que melhoram a vida das pessoas. “Erechim criou mais de sete mil postos de trabalho e não há nada melhor que promover a capacitação e a qualificação das pessoas, para que possam ingressar no mercado de trabalho. É isso que faz com que a cidade avance” pontua o prefeito destacando que esse é um dos principais objetivos da administração municipal.

“O mercado de trabalho exige mais do que experiência e boa vontade, é preciso ter qualificação profissional. Para isso, o Governo de Erechim aderiu ao Pronatec, cujo principal objetivo é ampliar a oferta de mão de obra qualificada no município. São cursos gratuitos disponibilizados através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cidadania, Senai, Senac e Instituto Federal, que capacitam e melhoram a autoestima de quem busca uma vaga no mercado de trabalho”, ressalta Polis.

 

Erechim – polo catalisador de bons projetos

“A nossa cidade é um polo catalisador de bons projetos e o Pronatec só vem a contribuir para que juntos, possamos cada vez mais melhorar a vida das pessoas e nos tornarmos uma cidade de geração de emprego e renda”, afirma Polis que parabenizou todos os formandos, enfatizando que o conhecimento adquirido e a qualificação profissional são os diferenciais na vida de cada um. “É por causa de pessoas como vocês, que querem fazer a diferença e que aproveitam as oportunidades de capacitação profissional, que focamos o nosso trabalho. O governo investe na vida das pessoas e cada vez que certificamos uma turma do Pronatec é mais um presente que Erechim recebe”, conclui o prefeito.

Para o representante do Senai, Delnei Fialho, a parceria com o governo municipal só tem a contribuir com a vida das pessoas que buscam qualificação. “É por causa de pessoas com garra e determinação que fizemos esses cursos. O Governo de Erechim está investindo nas pessoas e é preciso aproveitar essas oportunidades, obter uma qualificação e prosperar através da inserção no mercado de trabalho, gerando emprego e renda para a comunidade”, frisa Delnei.

Segundo o dirigente do Senac, Tiago Ferron, é preciso que as pessoas vejam o aprendizado como um ganho profissional e pessoal. “Temos muitas ações em andamento em Erechim e o Senac está evoluindo com isso. Nosso grande desafio é diminuir o índice de desistência durante a realização dos cursos. Para os que estão se formando, as nossas congratulações, porque estas pessoas merecem estar aqui por terem concluído mais essa etapa”, destaca Tiago.