Prefeitura Municipal de Erechim - Orçamento doméstico é tema de oficina no CRAS II
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6724/oramento-domstico--tema-de-oficina-no-cras-ii

16/04/2013

Orçamento doméstico é tema de oficina no CRAS II

Orçamento doméstico é tema de oficina no CRAS II

Racionalização de gastos e planejamento familiar estão entre os temas abordados na atividade que busca trazer mais uma possibilidade de capacitação para as famílias que frequentam o Centro

O Governo de Erechim, através da Secretaria Municipal de Cidadania, promove a oficina “Planejamento e orçamento financeiro familiar” que tem como objetivo trazer para a realidade dos participantes o planejamento e a otimização de recursos, além de mostrar possibilidades de aprimorar a renda familiar.

A oficina acontece no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS II), localizado no bairro Linho, nos dias 16 e 17 de abril, com duração de 12 horas de atividade. De acordo com a coordenadora do CRAS II, Cristina Vieira, as oficinas realizadas são uma oportunidade de levar até os participantes, conhecimentos para que se desenvolvam como cidadãos e possam aplicar as técnicas aprendidas nas atividades cotidianas, contribuindo para a melhoria na qualidade de vida das famílias. “Mostrando como administrar melhor o dinheiro da família, também proporcionamos algumas opções de caminhos para diminuir gastos e reaproveitar recursos”, pontua a coordenadora.

Ainda, a administração municipal busca, com esta ação, trazer mais uma possibilidade de capacitação para homens e mulheres que frequentam as atividades do Centro, que em geral necessitam de novas possibilidades para aumento de sua renda familiar.

O curso é proferido pela economista doméstica do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa), Valdete Klein. Para a economista é fundamental, em todos os cursos planejados para o CRAS, mostrar aos participantes as possibilidades de agregar renda no orçamento familiar, bem como propor caminhos objetivando autonomia doméstica. “A nossa função é mostrar essas possibilidades e ajudar no planejamento do orçamento familiar, que é o foco desse curso, sempre dando dicas práticas como, por exemplo, as prioridades da família, elaboração de orçamento, racionalização de gastos e planejamento de compras”, destaca Valdete lembrando que a atividade busca trazer mais uma possibilidade de capacitação para as famílias que frequentam o Centro.

As oficinas realizadas nos CRAS do município são gratuitas e abertas à comunidade. Para o dia 24 de abril, o CRAS II, do bairro Linho está com inscrições abertas para o curso de “Sabonetes artesanais, perfumes e aromatizantes”. Todos os participantes de cursos e oficinas recebem certificação.